Hélder Lopes: as havaianas e o amigo Kevin-Prince Boateng - TVI

Hélder Lopes: as havaianas e o amigo Kevin-Prince Boateng

Hélder Lopes e Griezmann (Reuters)

Entrevista exclusiva ao lateral português do Las Palmas

Relacionados

Três temporadas de nível elevado em Paços de Ferreira, transferência para o Las Palmas e um dos mais mediáticos campeonatos do mundo. Hélder Lopes, 28 anos, nado e criado em Vila Nova de Gaia, candidato a um lugar no lado esquerdo da defesa da Seleção Nacional em exclusivo ao Maisfutebol.

A partir da capital da Gran Canaria, «um paraíso na terra», Hélder fala do «grande amigo» Kevin-Prince Boateng, o mediático avançado que esteve perto de ser reforço do Sporting, das melhores exibições em Espanha, do treinador Quique Setién e de um clube que mete mais de 20 mil pessoas no estádio em todos os jogos.

Dez presenças em jogos oficiais, depois de uma lesão complicada, e exibições que começam a convencer a exigente afición do Las Palmas.

Entre eles, um português obcecado por vitórias: Hélder Lopes, «de calções e havaianas todo o ano» na ilha espanhola. Não, em Las Palmas o inverno não está a chegar.

MF – Liga portuguesa vs. Liga espanhola: a diferença é assim tão grande?
HL – É uma diferença abissal. Fiz mais de 100 jogos na I Liga em Portugal, joguei na Liga Europa e na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas o nível em Espanha é superior a tudo isso. Não é só o Barcelona, o Real ou o Atlético Madrid. Há 12 equipas que em Portugal lutariam pelo título, há grandes jogadores em todos os clubes e todas as semanas a motivação é enorme. Estar neste mundo é um orgulho.

MF – O Hélder já fez dez jogos no Las Palmas. Consegue identificar a sua melhor exibição?
HL – Gostei muito do que fiz em três jogos. Em casa contra o Athletic Bilbau fiz uma excelente exibição e vencemos 3-1. E acho que joguei a um nível alto nos dois jogos contra o Atlético Madrid. Em casa perdemos para o campeonato, mas fomos a Madrid ganhar para a Taça do Rei.

MF – Que clube é o Las Palmas, qual a dimensão da instituição?
HL – Está a crescer imenso, tem um orçamento de 50 milhões de euros. Está na segunda temporada seguida na I Liga, mas leva adeptos para todo o lado e nos jogos em casa há sempre mais de 20 mil pessoas. É um clube que vai atacar o acesso à Liga Europa. Temos um grande treinador [Quique Setién], bons jogadores e um presidente muito ambicioso.

MF – Está a elogiar o seu técnico. Gosta do futebol que a equipa pratica?
HL – Gosto e não digo isto para ser simpático. É um futebol de posse, parecido com aquele que o Paulo Fonseca impôs no Paços de Ferreira. Seja contra o Barcelona, seja contra o último, o Las Palmas tenta sempre ter a bola e assumir o jogo. É essa a ideia mais forte do nosso treinador. Acho que o nosso futebol é muito vistoso e fizemos 25 pontos na primeira volta, o que é excelente.

MF – Las Palmas de Gran Canaria. É um bom sítio para se viver?
HL – Estou no paraíso (risos). Todos os dias ando de calções e havaianas, mesmo agora em janeiro. É um clima tropical, fantástico. A vida é tranquila e segura. Integrei-me bem, frequento restaurantes, toda a gente me conhece e pede autógrafos e fotos. Os canários amam o Las Palmas e tratam-me como se eu fosse um deus. A mim e aos outros jogadores.

MF – O Kevin-Prince Boateng tem-se portado bem na ilha?
HL – É um grande amigo, um dos meus melhores amigos. Almoçamos muitas vezes juntos, é uma pessoa muito mais simples do que eu pensava. É mediático, mas chegou com a atitude certa. Tem uma qualidade incrível e ajuda toda a gente. Ainda recentemente falámos sobre o Sporting. Ele disse-me que esteve perto de assinar, mas houve problemas burocráticos e não conseguiram chegar a acordo. Ainda bem para o Las Palmas.

MF – Nessa altura, aparentemente, o Boateng apresentou problemas físicos. Fisicamente ele está bem?
HL – Sim, tem treinado bem e jogado regularmente. Consegue fazer a diferença.

LEIA TAMBÉM:

Entrevista a Hélder Lopes: «Marcar Messi foi experiência sobrenatural»

Entrevista a Hélder Lopes: «Tive dois grandes de Portugal a bater-me à porta»

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados