Filipe Caetano

Ver perfil
270 VIDEOS
VÍDEO

Afeganistão: "Há repercussões políticas muito graves para os americanos"

Filipe Caetano, editor de Internacional da TVI, considera que, apesar de se ter previsto "o pior cenário possível" para o Afeganistão após a retirada das tropas americanas e aliadas, não era expectável que a ocupação por parte dos talibãs acontecesse tão rapidamente. "Houve uma negociação da administração de Trump com os Talibã, essas negociações persistem", mas parecem ser já inúteis: "O que nós estamos a ver é a força e a opressão dos talibãs a ocuparem o território quase totalmente". 

"Há aqui repercussões políticas muito graves para os americanos. Biden não quis sujar as mãos e quis aceitar aquilo que o presidente anterior tinha decidido e que lhe permitia uma saída airosa do Afeganistão", explica Filipe Caetano, recordando que as tropas americanas chegaram ao país após o ataque às Torres Gémeas, ou seja, há quase 20 anos, e que a operação "teve custos elevadíssimos para os EUA, não só em dinheiro mas em vidas".

Na opinião do editor da TVI, "tudo isto deixa os americanos em maus lençóis porque, mais uma vez, falham em manter a segurança, nesta região mas não só, há uma reminiscência quase da forma como os americanos saíram do Vietname". E conclui:  "A situação está totalmente descontrolada, como António Guterres disse".

13 ago, 22:40