Rui Araújo

Rui Araújo é repórter da TVI, International Consortium of Investigative Journalists e colaborador da revista espanhola LUZES.

Faz, essencialmente, reportagens de investigação (SwissLeaks, Negócios Sujos, O Estado do crime, Panama Papers, etc.) e efectua ocasionalmente a cobertura de conflitos: Timor (foi o primeiro jornalista português a entrar no território depois da invasão indonésia), Bósnia, Ruanda, Líbia, Síria, República Centro-Africana, etc.

Trabalhou para a United Press International (UPI), ANOP, RTP, Radio France, TSF, O Jornal, Expresso, Público (incluindo como Provedor do Leitor), Libération, CBS News e Le Point. É um dos co-fundadores da revista Grande Reportagem.

Tem uma licenciatura de Letras (Univ. de Paris IV, Sorbonne) e foi o primeiro jornalista português a integrar a Nieman Foundation For Journalists, na Universidade Harvard, nos EUA.

Efectuou estágios na Agência France Presse (Serviço Diplomático com Michel Leleu) e na CBS News. Conquistou onze prémios de jornalismo.

É autor designadamente dos livros de non-fiction Regresso a Timor, O Diário Secreto que Salazar Não Leu (espionagem), O Império dos Espiões (espionagem) e co-autor de Corruption Notebooks e Grande Reportagem.

Escreveu ainda cinco romances policiais, entre eles, Lisbon Killer e A Tentação do Abismo – Sanz Blues.

Rui Araújo foi formador no Centro de Formação de Jornalistas (CENJOR), professor na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e professor convidado do Master de Jornalismo do diário espanhol El Mundo/Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid, palestrante no Instituto Superior Técnico, da Pós-graduação em Jornalismo do ISCTE e do Master do jornal espanhol ABC/Universidad Complutense, em Madrid.



- Dossier SÍRIA, À DISTÂNCIA DE UM TIRO

- Dossier CORVO, A ILHA


ARTIGOS DE Rui Araújo
Internacional 3 jun, 22:41 Uma equipa da TVI passou um mês na República Centro-Africana, com o povo e, sobretudo, com os grupos armados
Sociedade 19 ago 2018, 21:26 Reportagem no Alentejo conta a história de uma mulher que desde sempre foi livre, rebelde
Sociedade 12 ago 2018, 23:52 Reportagem do jornalista Rui Araújo conta a história de Raimundo Emídio Afonso, um homem de 85 anos que já publicou 12 livros apesar de não ter ido à escola
ARTIGOS (10)

VÍDEOS DE Rui Araújo
VÍDEOS (23)

FOTOS DE Rui Araújo
EM DIRETO AGORA