Reforço da vertente prática no secundário - TVI

Reforço da vertente prática no secundário

  • Portugal Diário
  • 26 fev 2007, 21:23

Recomenda relatório sobre a reforma do Ensino Secundário

Um relatório sobre a reforma do Ensino Secundário recomenda o reforço das vertentes prática e experimental nos cursos científico-humanísticos, nomeadamente com o aumento da carga horária em um tempo lectivo semanal de 90 minutos, escreve a Lusa.

De acordo com as recomendações do Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES), entregues ao Ministério da Educação, aquela recomendação está associada à extinção da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto obrigatória no 10º ano.

«A dificuldade em gerir a carga horária atribuída às disciplinas, de forma a articular as duas componentes, a dificuldade na articulação entre teoria e realização de trabalho experimental nos tempos lectivos de 90 minutos, a carência de recursos humanos, a extensão dos programas e a necessidade de preparar alunos para os exames nacionais» são alguns dos «constrangimentos à concretização dos programas de Ciências tal como estão concebidos».

Assim, o documento recomenda «o aumento da carga horária em um tempo semanal (90 minutos) nas disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, nos 10º e 11º anos», lê-se no documento.

Associado ao reforço da carga horária destas disciplinas está, por outro lado, a extinção da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto obrigatória no 10º ano, recomendando o relatório a antecipação desta cadeira para o 3º ciclo do ensino básico.

«Garantir o desenvolvimento das aprendizagens das TIC ao longo do 3º ciclo do ensino básico, de forma a que, à saída do 9º ano, todos os alunos estejam habilitados a usar aquelas ferramentas no seu quotidiano e na sua vida escolar», é outras das recomendações do Grupo de Avaliação.

Garantida esta aprendizagem à entrada do secundário, o documento recomenda a extinção da disciplina enquanto obrigatória da componente de formação geral, sugerindo «o desenvolvimento e promoção de mecanismos de aplicação transversal das ferramentas TIC no conjunto das várias disciplinas do currículo».

Outro dos pontos analisados no relatório é o curso de Línguas e Literaturas que este ano lectivo tem apenas 859 alunos inscritos no 12º ano, enquanto no 10º ano o número de matrículas passou de 1.440 em 2004/05 para 581 em 2006/07.

«Recomenda-se a extinção do Curso de Línguas e Literaturas e a integração das disciplinas específicas deste curso no leque de optativas bienais e anuais do Curso de Ciências Sociais e Humanas», acrescenta o relatório.

Por último, o GAAIRES debruçou-se sobre a contabilização da classificação de Educação Física na média do Ensino Secundário para efeitos de ingresso no Ensino Superior e recomenda que deve ser o aluno a decidir.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE