Estrela pode ameaçar camada de ozono - TVI

Estrela pode ameaçar camada de ozono

tecnologia

A T Pyxidis parece destinada a explodir, dizem os cientistas, e transformar-se numa «supernova»

Uma equipa de cientistas norte-americanos identificou uma estrela, a 3260 anos-luz da Terra, que parece destinada a explodir e transformar-se numa «supernova» (corpos celestes que surgem depois de explosões de estrelas com mais de 10 massas solares). A explosão pode ameaçar a camada de ozono e, assim, afectar a vida na Terra.

A nova estrela foi identificada a partir de imagens do telescópio Hubble e o anunciou foi feito na reunião da Sociedade Americana Astronómica (AAS, na sigla em inglês), esta semana, em Washington DC, avança a BBC.

À distância a que a estrela está da Terra, os astrónomos estimam que a explosão tenha uma força que poderia destruir a camada de ozono da Terra, deixando o planeta vulnerável a radiações.

As boas notícias são que a estrela não apresenta explosões há mais de 40 anos, sendo que, no último século, terá tido pequenas explosões, com intervalos de cerca de 20 anos. Além disso, os especialistas estimam que a estrela só deve chegar ao limite de vida e explodir daqui a 10 milhões de anos.
Continue a ler esta notícia