Construção: Portugal contraria alta na Zona Euro - TVI

Construção: Portugal contraria alta na Zona Euro

Construção

País regista quebra mensal de produção de 3,1%

Relacionados
A produção no sector da construção subiu 1,3 por cento em Janeiro na Zona Euro face ao mês anterior, mas recuou 3,1 por cento em Portugal, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, cita a Lusa.

Na União Europeia no seu conjunto, os dados mostram uma retoma de 1,8 por cento da produção do sector, após quatro meses consecutivos de recuo.

Face a Janeiro de 2008, a produção na construção registou no primeiro mês do ano uma quebra de 9,1 por cento na Zona Euro, e de 7,3 por cento na UE-27.

Colapso no Algarve

Em Portugal, a comparação homóloga mostra uma quebra de 7,4 por cento.

Espanha entre maiores subidas

Entre os Estados para os quais já há dados para Janeiro, a contrução aumentou em cinco Estados-membros face a Dezembro e baixou em seis.

As maiores subidas foram observadas na Eslovénia (22,4 por cento), na Espanha (7,8 por cento) e na Suécia (2,2 por cento).

95 mil empregos em risco

As baixas mais acentuadas foram registadas na Hungria (menos 13,9 por cento), na Alemanha (menos 7,8 por cento) e na Roménia (6,4 por cento).

O sector da habitação progrediu 0,1 por cento na Zona Euro e 1,8 por cento na UE-27, após recuo de 2,6 e 2,8 por cento respectivamento, em Dezembro.

As obras públicas subiram 5,1 por cento na Zona Euro e 2,3 por cento na UE no seu conjunto, após terem recuado 2,7 por cento e 1,4 por cento, respectivamente, no mês anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados