Economia espanhola mantém crescimento no terceiro trimestre - TVI

Economia espanhola mantém crescimento no terceiro trimestre

Logo Bandeira Espanha

A economia espanhola cresceu 2,6% no terceiro trimestre, mantendo assim o mesmo ritmo de crescimento que tinha sido registado no trimestre precedente, face ao homólogo.

Relacionados
De acordo com o Boletim de Conjuntura do Banco de Espanha, esta taxa de crescimento é sustentada, não apresentando alterações de maior nos seus factores fundamentais, continuando a procura interna espanhola, com um aumento de 3,9%, a ser o motor deste crescimento. Já o contributo da procura externa, mantém-se negativo, em 1,5 pontos percentuais.

O Banco de Espanha alerta também para o aumento das importações, que não está a ser acompanhado pela fácil colocação de produtos espanhóis no exterior, bem como para as dificuldades do sector turístico. A instituição considera mesmo que isto pode ser indicativo de «problemas de competitividade», que podem mesmo ameaçar a convergência real com a Zona Euro.

No que se refere ao conjunto dos Doze, a entidade alerta para a possibilidade de uma desaceleração do crescimento económico no terceiro trimestre, sendo que os indicadores disponíveis para aquele período «confirmam este diagnóstico sem que se esperem alterações substanciais na taxa de crescimento do conjunto da área, apesar de não se poder afastar a hipótese de ser ligeiramente inferior ao dado do segundo trimestre».

Recorde-se que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 0,5% em base trimestral, com uma taxa homóloga de 2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados