Grupo Consentino investe mais de 2,5 milhões em Portugal - TVI

Grupo Consentino investe mais de 2,5 milhões em Portugal

dinheiro

O grupo espanhol Cosentino vai investir em Portugal mais de 2,5 milhões de euros em 2006, afirmou o responsável de vendas para Portugal, Santiago Alfonso.

Em declarações à Agência «Lusa», o responsável referiu que «a estratégia de expansão visa reforçar o negócio a médio/longo prazo no mercado português, tendo já sido criada (em meados de Março) a primeira filial em Portugal, a Constantino Porto».



Segundo Santiago Alfonso, «o grupo comprou a empresa portuguesa Interpedras, anterior distribuidor da principal marca do grupo para o centro e norte do país, as placas de Silestone, e inaugurou recentemente um armazém e centro logístico em Vila do Conde, para o Norte de Portugal».



«O investimento realizado com a aquisição da Interpedras e o armazém orçou os 600 milhões de euros», especificou.



O grupo espanhol, que opera em Portugal há mais de dez anos, teve uma forte expansão internacional durante este período.



Apesar de nos últimos anos ter centrado a sua actividade mais no mercado norte-americano, além de Espanha, «o desafio, agora, é crescer na Europa e em Portugal, pois são uma parte importantíssima da estratégia de internacionalização», sublinhou.



A Consentino considera que a aposta em Portugal «faz todo o sentido», num quadro Ibérico, pois em ambos os países o sector da pedra natural tem bastantes semelhanças, embora queira prestar em Portugal um melhor serviço na área da distribuição e dos consumidores.

O centro logístico de Vila do Conde vai permitir a armazenagem de placas de Silestone, marca líder mundial em superfícies de placas de quartzo para o lar, habitação, e construções públicas, bem como de outros materiais como mármores, xistos e granitos.



O investimento superior a 2,5 milhões de euros a realizar até ao final do ano contemplará novas acções, tais como a abertura de uma outra instalação no Sul do país, em Pêro Pinheiro, Sintra.



Em 2005, a empresa obteve uma facturação 350 milhões de euros no mercado português. Esperando alcançar os 450 milhões de euros no final do ano.



Nos três últimos anos, o ritmo de crescimento médio do volume de negócios tem sido da ordem dos 30%, o que denota «o potencial de crescimento do mercado português», realçou.



Cerca de 70% das vendas do grupo destinam-se ao mercado externo, e deste valor os Estados Unidos/Canadá representam 59%, a Europa sete por cento e com uma menor fatia surge a América Latina e outros países como a Índia, China e Austrália.

No Brasil, o grupo tem uma filial, a Latina Vitória.



Na América Latina tem vindo a prosseguir uma estratégia de acordos de exclusividade com distribuidores locais.



Actualmente, o grupo Constantino está presente em mais de 50 países, conta com cinco fábricas, 14 pedreiras, 19 unidades de transformação e mais de 2.000 trabalhadores.



A sede central é em Macal (Almeria), Espanha, tendo ainda sete filiais internacionais: a Consultino USA, Latina Vitoria, Consentino Northwest Europe, Consentino UK, Consentino Suddeutchland, Consentino Escandinávia e a Consentino Porto.
Continue a ler esta notícia