FIFA desloca-se a Madrid para avaliar crise na federação espanhola - TVI

FIFA desloca-se a Madrid para avaliar crise na federação espanhola

FIFA (Reuters)

Intervenção do governo pode levar a sanções da FIFA

A FIFA escreveu à federação espanhola, RFEF, a demonstrar alguma apreensão relativa à crise que atravessa e a confirmar que delegações do organismo e da UEFA irão deslocar-se-ão a Madrid com o intuito de analisar o caso.

«Segundo os estatutos do organismo, todas as federações devem gerir os seus assuntos de forma independente e assegurar que não aconteça qualquer ingerência nos assuntos internos por parte de terceiros», referem fontes da FIFA, citadas pela agência EFE.

Em comunicado, a RFEF manifestou o desejo de que «tudo volte à normalidade, que foi o principal objetivo da atual estrutura diretiva, assumindo que todos desejamos que a seleção espanhola participe no Mundial da Rússia, em 2018, para a qual se qualificou tão brilhantemente».

Atualmente, a federação espanhola enfrenta um conturbado processo, depois de o presidente suspenso, Angel Maria Villar, ter estado, alegadamente, envolvido numa ampla rede de corrupção no futebol espanhol. O Conselho Superior dos Desportos de Espanha, dependente do governo, mostrou-se disponível para novas eleições, o que acarretou, de imediato, a intervenção da FIFA.

Existe, ainda assim, consenso relativamente à participação de Espanha no Mundial 2018, na Rússia, e a FIFA assegurou que a próxima reunião conciliatória não terá a suspensão na agenda.

Continue a ler esta notícia