Telemóveis anónimos ameaçam segurança - TVI

Telemóveis anónimos ameaçam segurança

Telemóveis

Ciente de que é no campo da informação que serão travadas algumas das mais importantes batalhas da guerra contra o terrorismo, o Governo espanhol prepara reformas profundas nas leis da Sociedade de Informação, Protecção de Dados e Telecomunicações, segundo noticiou o «Correio da Manhã».

Relacionados
O objectivo é dotar a polícia de novas «armas» para investigar suspeitos e, ao mesmo tempo, fechar algumas lacunas aproveitadas pelos terroristas para planear e realizar os seus ataques.

Entre as alterações legais que estão a ser preparadas figura a obrigatoriedade de as operadoras de telefone móveis e Internet guardarem, pelo período mínimo de um ano, os «registos técnicos» de todas as comunicações efectuadas nas respectivas redes, sejam elas de voz, texto vídeo ou qualquer outro tipo de dados.

A nova lei pretende também acabar com uma lacuna ao nível da identificação de utilizadores de cartões pré-pagos, que podem comprá-los anonimamente em qualquer loja e usá-los sem nunca se identificarem perante a operadora.

Em Portugal, as operadoras de comunicações móveis também desconhecem quem são os seus clientes, já que mais de 80% dos portugueses usa cartões pré-pagos (oito milhões).
Continue a ler esta notícia

Relacionados