Mais 48 esquadras chinesas clandestinas detetadas, somando 102 em 53 países - TVI

Mais 48 esquadras chinesas clandestinas detetadas, somando 102 em 53 países

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 5 dez 2022, 11:30
Internet

De acordo com a Safeguard Defenders, três destes "centros de serviço policial" estão a operar em Portugal

Relacionados

A organização de defesa dos direitos humanos Safeguard Defenders revelou esta segunda-feira que existem pelo menos mais 48 esquadras chinesas clandestinas em vários países, elevando o número total já conhecido para 102 delegações de autoridade chinesa em território estrangeiro.

Num relatório divulgado, a organização refere que estas esquadras estão presentes em 53 países de todo o mundo, quase metade das quais (pelo menos 41) na Europa, com Itália e Espanha a somar o maior número destas delegações da autoridade chinesa em território estrangeiro.

A revelação da existência destes “centros de serviço policial” foi feita em setembro passado, quando a Safeguard Defenders acusou Pequim de manter 54 esquadras em vários países – incluindo três em Portugal (Lisboa, Porto e Madeira) com funções que passam pelo controlo de fugitivos da China e processos de regresso àquele país. Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou estarem em curso investigações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) ao caso do alegado funcionamento ilícito de "esquadras chinesas" em Portugal.

No final de outubro, a China rejeitou as acusações, referindo que as estruturas em causa servem para ajudar cidadãos chineses confinados pela pandemia de covid-19 a regressar a casa ou a renovar cartas de condução e documentos de identidade.

Continue a ler esta notícia

Relacionados