«Se o português é burro, o filho o que é?» - TVI

«Se o português é burro, o filho o que é?»

Lula e  Pelé em campanha pelo Rio 2016

Carlos Fino, português e conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal em Brasília, defende que gozar com o português prejudica ainda mais a própria imagem do Brasil

Relacionados
«Se o português é burro, o filho o que é?» Como? Importa-se de repetir? «A relação de sangue é tão forte de pai para o filho que, se o português é burro, o filho o que é?».

E importa-se de explicar? «Agora que o Brasil está a emergir como uma potência do século XXI, vai valorizar mais os portugueses», garante Carlos Fino, ao defender que a tendência é de o filho se voltar para o pai e valorizar mais os aspectos positivos para não denegrir a sua imagem.

Carlos Fino, português, jornalista e conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal em Brasília, e também co-autor de um programa de televisão que expõe as diferenças entre os dois países e as suas culturas, admite que há razões históricas para esse preconceito, mas «nada melhor que superar os preconceitos se nos conhecermos», argumenta, em declarações à agência à Lusa. «Há falta de informação histórica dos dois lados, o que gerou preconceito. A raiz portuguesa foi obliterada, mas ela é inegável».
Continue a ler esta notícia

Relacionados