«Santana Lopes não passa de uma espécie de cheerleader da política portuguesa» - TVI

«Santana Lopes não passa de uma espécie de cheerleader da política portuguesa»

José Eduardo Moniz (MARIO CRUZ / LUSA)

José Eduardo Moniz critica momento escolhido pelo antigo primeiro-ministro para se demarcar de Cavaco Silva

José Eduardo Moniz criticou duramente Pedro Santana Lopes, na crónica que assina semanalmente no jornal «Correio da Manhã». Para o antigo director-geral da TVI, Pedro Santana Lopes «não consegue ir muito além das funções de um animador que entretém a multidão antes de um qualquer espectáculo».

«Pedro Santana Lopes não passa de uma espécie de cheerleader da política à portuguesa», escreve.

«Ainda hoje tem dificuldade em perceber que foi o pior primeiro-ministro que Portugal teve, desde o Gonçalvismo», critica.

O alvo primordial de Moniz para estas críticas é mesmo o momento escolhido por Santana Lopes para se demarcar de Cavaco Silva, a propósito da promulgação da lei do casamento homossexual. «Os seus comentários, a propósito da necessidade de ser encontrado um candidato presidencial à direita de Cavaco Silva, atestam a visão pobre e limitada de um homem que revela uma extrema dificuldade de conciliar o seu ego com a impertinência da realidade», considera.

José Eduardo Moniz diz ainda que «o antigo primeiro-ministro não se livra da acusação de que mais não faz do que procurar um ajuste de contas com Cavaco Silva, ao mesmo tempo que aproveita o pretexto dado pelo diploma do casamento entre cidadãos do mesmo sexo para reemergir na vida pública» e conclui que «para o actual Presidente, estas posições até o favorecem».
Continue a ler esta notícia