«PSD sabe bem que a sua condição para votar o orçamento não pode ser satisfeita» - TVI

«PSD sabe bem que a sua condição para votar o orçamento não pode ser satisfeita»

Vital Moreira no Bolhão

Vital Moreira critica sociais-democratas pelo ultimato ao Governo socialista

O eurodeputado do PS Vital Moreira criticou o PSD por ameaçar não aprovar o Orçamento de Estado caso o Governo avance com os cortes nos benefícios fiscais em vez de cortar mais na despesa.

«O PSD sabe bem que a sua condição para votar o orçamento não pode ser satisfeita», escreveu no «Público».

Vital justificou que a diminuição dos benefícios fiscais na Saúde e na Educação «consta do plano de consolidação das contas públicas apresentado em Bruxelas» e que «seria incomportável acrescentar um corte equivalente a esse valor à já prevista redução da despesa pública».

Para o eurodeputado, o PSD está a defender «os interesses dos contribuintes mais abonados» e a «sacrificar as dotações financeiras dos serviços públicos».

«Resta saber se tais interesses políticos (...) podem servir de pretexto para chumbar o orçamento, abrindo uma crise política e prejudicando gravemente a capacidade do país para cumprir o seu programa de consolidação das finanças públicas», continuou.

Vital Moreira incentivou o PS a denunciar «a irresponsabilidade da abertura de uma crise política» e «os interesses políticos e sociais por detrás dessas propostas».
Continue a ler esta notícia