Casa Branca optimista quanto a salvação da GM da falência - TVI

Casa Branca optimista quanto a salvação da GM da falência

GM Europa com novo responsável de comunicação

Obama acredita que falência é melhor caminho para reestruturação

Relacionados
A Casa Branca diz estar optimista quanto à possibilidade de a General Motors (GM), a maior empresa norte-americana do ramo automóvel, ainda conseguir evitar a falência.

Declarações que surgem no mesmo dia em que o presidente norte-americano, Barack Obama, disse acreditar que precisamente a falência será o destino mais provável da empresa, enquanto meio «rápido e cirúrgico» para a reestruturação e recuperação da GM.

«Permanecemos optimistas de que uma reestruturação significativa pode ser executada sem o recurso à falência», disse fonte oficial da administração Obama à agência Reuters.

Recorde-se que o presidente dos EUA deu um prazo de 60 dias à General Motors para que a empresa apresente um plano mais ambicioso de corte de custos e redução de dívida. Se a empresa não cumprir com essa meta, poderá mesmo ser obrigada a declarar falência.

Em situação semelhante estará a Chrysler, que também poderá ter de declarar falência para ser depois desmantelada e vendida em partes.

De acordo com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, a decisão ainda não está tomada.

Geithner disse ainda que a Administração de Obama está a considerar «várias opções» para as empresas. «Elas fizeram alguns progressos mas ainda não chegaram lá», afirmou.

«O nosso objectivo é que estas companhias sejam capazes de se comprometer e entregar uma reestruturação que as deixe numa posição para sobreviver sem a assistência do Governo. Queremos construir uma indústria automóvel forte. Isso vai requerer uma reestruturação significativa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados