Obama e Clinton trocam acusações em debate - TVI

Obama e Clinton trocam acusações em debate

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2008, 13:29
Barack Obama e Hillary Clinton [LUSA]

EUA: senadores democratas centraram a discussão no tema de saúde

Os democratas Barrack Obama e Hillary Clinton têm um choque decisivo agendado nas primárias das eleições presidenciais para 4 de Março, dia em que os eleitores do Ohio, Texas, Vermont e Rhode Island vão ser chamados a decidir quem são os seus candidatos preferidos. No último debate antes destes escrutínios, os dois senadores trocaram acusações. O tema da saúde acabou por ser o central.

Estima-se que 47 milhões de norte-americanos (cerca de um sexto da população) não tenha seguro de saúde, quer privado quer público. A resolução deste problema que afecta de forma profunda a sociedade dos EUA é consensual entre os dois senadores democratas, mas a forma de fazê-lo divide-os. Em tempo de campanha, as diferenças foram vincadas, no debate que os colocou frente a frente na Universidade de Cleveland, esta terça-feira à noite.

Clinton acusou Obama de desvirtuar o sentido da sua proposta, que contempla que todos os norte-americanos devem adquirir um seguro. «Devemos ter um debate que use informação precisa, não falsa, ambígua e desacreditada, especialmente sobre algo tão importante como se iremos alcançar ou não cuidados de saúde suportáveis para todos», disse Hillary Clinton.

Obama versus Clinton: assista ao debate

Obama ganha em Portugal

Barrack Obama devolveu a estocada dizendo que Clinton também tem tentado desvirtuar o sentido da sua proposta que não contempla a obrigatoriedade de obter seguro, recusando que possa deixar 15 milhões de norte-americanos sem assistência. O senador do Illinois disse que o seu objectivo é baixar os custos de saúde e tornar os seus serviços mais acessíveis para os cidadãos com baixos recursos.

«A senadora Clinton lançou constantemente ataque negativos contra nós, por correio electrónico, panfletos, televisão e chamadas telefonias», acrescentou.



Sondagens sorriem a Obama

Clinton, que tem perdido terreno para o seu rival, necessita de vitórias no Texas e no Ohion, para equilibrar as contas nas primárias. Porém, as últimas sondagens colocam-na numa situação desfavorável face a Obama.

Esta terça-feira, o New York Times, valendo-se de uma sondagem conjunta com a cadeia televisiva CBS, refere que Obama é o democrata mais bem preparado para fazer frente ao republicano John McCain (com 59 por cento das preferências democratas frente a 28 por cento para Clinton).

Esta quarta-feira, a CNN refere que Obama está à frente de Clinton com 50 por cento das preferências, contra 40 por cento para Hillary.
Continue a ler esta notícia