Crise: Obama diz que começam a surgir «luzes de esperança» - TVI

Crise: Obama diz que começam a surgir «luzes de esperança»

Baixas taxas de juro e as renegociações de crédito são um sinal positivo

O presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, disse que começam a nascer «luzes de esperança» na economia norte-americana, considerando que as baixas taxas de juro e as renegociações de crédito são um sinal positivo para o mercado imobiliário.

«Começamos a ver, aqui e ali, luzes de esperança», disse Obama numa entrevista à cadeia de televisão CBS, dedicada maioritariamente à economia, transmitida domingo, escreve a Lusa.

«Os refinanciamentos [de crédito] tiveram uma boa evolução e as taxas de juro nunca estiveram tão baixas e isso permite esperar que o mercado imobiliário comece a estabilizar e a relançar-se», disse o presidente dos Estados Unidos.

Obama referiu-se à grande interdependência e ligação das economias a nível mundial, considerando que isso tem riscos, como o arrastar de umas instituições por outras que entram em falência, mas também esperança, porque permitem, por outro lado, que a recuperação se faça de forma mais rápida.

O secretário de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Tim Geithner, deverá apresentar esta segunda-feira mais detalhes das propostas para libertar os bancos dos activos duvidosos, que estiveram na origem da crise de liquidez no mercado de crédito mundial.

Uma primeira versão do plano foi apresentado em Fevereiro e, além de críticas do sector privado, foi mal recebido nos mercados com uma queda das bolsas.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE