BCE deve baixar juros até zero ou quase - TVI

BCE deve baixar juros até zero ou quase

BCE

Economista da OCDE, David Turner, alerta que poucos países têm margem para mais acção anti-crise

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) deve usar todo o espaço que tem para baixar as taxas de juro, inclusivamente para um nível praticamente zero, defende o economista sénior da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), David Turner.

O especialista, que falava na conferência «Crise, Justiça Social e Finanças Públicas», promovida pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa, considerou que «o espaço restante para baixar as taxas de juro deve ser usado, nomeadamente no BCE».

Trichet admite «retoma moderada» em 2010

«A política monetária tradicional não lida bem com grandes choques, porque, quando as taxas de juro atingem o nível zero, não há mais margem de manobra para agir nesse nível», disse. Nesta situação, refere, «os estímulos orçamentais podem dar uma ajuda, mas só são bons se forem temporários e reversíveis».

Tendo em conta que se trata de uma «tendência de queda severa e alargada», o economista da OCDE defende que estas medidas temporárias devem ter uma duração de dois anos.

Portugal tem espaço para reforçar pacote anti-crise

Portugal não tem o reconhecimento que merece nos mercados

No entanto, embora defenda que os Estado devem aplicar estímulos económicos, admite que «muito poucos têm actualmente margem» para lançar mais medidas ou reforçar as medidas tomadas.

De acordo com a intervenção de David Turner, Portugal tem um dos pacotes anti-crise mais pequenos, mas um dos efeitos multiplicadores mais elevados, graças ao funcionamento dos estabilizadores automáticos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE