As contas que interessam nos 26 jogos desta jornada - TVI

As contas que interessam nos 26 jogos desta jornada

Euro 2016

Portugal pode quebrar o enguiço na Arménia, mas há vários grupos em vias de decisão

Com Portugal a ter no sábado (17 horas) a oportunidade de dar um passo de gigante rumo à fase final – e aproveitando para acertar contas com a História e conseguir a primeira vitória em solo arménio, depois de dois empates frustrantes em 1996 e 2007 – a jornada de qualificação para o Euro-2016 é marcada por diversos confrontos entre líderes de grupo. Com 26 jogos entre sexta-feira e domingo, a marcar o momento de viragem para segunda volta, ajudamo-lo a distinguir o que vale mesmo a pena dos jogos que servem apenas para marcar calendário.

Eis o ponto de situação, numa altura em que há onze equipas invictas, e apenas duas (Inglaterra e Eslováquia) com cem por cento de vitórias. Das 53 seleções que participam nesta fase – a França está apurada como organizadora – há pelo menos 27 que ainda têm hipóteses reais de chegar a um dos dois lugares que garantem qualificação direta em cada grupo.

Sexta-feira, dia 12:

Grupo A
Cazaquistão-Turquia (17 h)
Islândia-Rep. Checa (19.45)
Letónia-Holanda (19.45)

Classificação: Rep. Checa, 13; Islândia, 12; Holanda, 7; Turquia, 5; Letónia, 3; Cazaquistão, 1.

A Islândia tem sido uma das grandes sensações desta qualificação, e pode reforçar esse estatuto se vencer os checos e passar para o comando. À espreita, e já sem direito ao erro, a Holanda está obrigada a vencer na Letónia para forçar a aproximação aos lugares de apuramento direto. Em caso de (mais um) tropeção da laranja, checos e islandeses ficam com a qualificação muito bem encaminhada.

Grupo B
Andorra-Chipre (19.45)
Bósnia Herzegovina-Israel (19.45)
Gales-Bélgica (19.45)

Classificação: Bélgica, 11; Gales, 11; Israel, 9; Chipre, 6; Bósnia Herzegovina, 5; Andorra, 0.

Outra cimeira de líderes, com o País de Gales-Bélgica, jogo que assinala a 50ª internacionalização de Gareth Bale. Duas seleções invictas têm o primeiro lugar em discussão, não esquecendo que Israel corre por fora: em caso de vitória na Bósnia, pode saltar para os primeiros postos. Chipre deverá aproveitar a fragilidade de Andorra para se manter na discussão por mais algum tempo – mas dificilmente seguirá nesta corrida até ao fim.

Grupo H
Croácia-Itália (19.45)
Malta-Bulgária (19.45)
Noruega-Azerbaijão (19.45)

Classificação: Croácia, 13; Itália, 11; Noruega, 9; Bulgária, 5; Azerbaijão, 3; Malta, 1.

E como não há duas sem três, eis novo embate de chefes nesta sexta-feira, com a Croácia a tentar, em Split, dar a definitiva sapatada no grupo C: uma vitória sobre a Itália praticamente carimba o passaporte aos croatas ao mesmo tempo que relança os noruegueses na corrida pelo apuramento direto, desde que cumpram a obrigação de vencer o Azerbaijão. Uma repetição do empate – que se registou no jogo em Itália - serviria aos dois grandes favoritos do grupo, mantendo o equilíbrio de forças na frente do pelotão.

Sábado, 13

Grupo D
Irlanda-Escócia, (17 h)
Polónia-Geórgia, (17 h)
Gibraltar-Alemanha (19.45)

Classificação: Polónia, 11; Escócia, 10; Alemanha, 10; Irlanda, 8; Geórgia, 3; Gibraltar, 0.

É um dos grupos mais equilibrados no final da primeira volta: quatro seleções bem dentro da corrida, com a Irlanda a não poder desperdiçar o fator casa para vencer os escoceses e poder colar-se aos da frente. Com maior ou menos dificuldade, a Polónia deve segurar o primeiro poste, diante da Geórgia, e a Alemanha tem goleada bem à vista diante de Gibraltar, em mais um jogo a realizar em solo português, no estádio Algarve.

Grupo F
Hungria-Finlândia (17 h)
Ilhas-Faroe-Grécia (19.45)
Irlanda do Norte-Roménia (19.45)

Classificação: Roménia, 13; Irlanda do Norte, 12; Hungria, 8; Finlândia, 4; Ilhas Faroe, 3; Grécia, 2.

Quarto embate entre líderes, com a Irlanda do Norte, outra das agradáveis surpresas desta qualificação, a ter ocasião de saltar para o primeiro posto, caso consiga impor a primeira derrota à Roménia. Mas, se a Hungria não for capaz de vencer a Finlândia em Budapeste, qualquer que seja o desfecho do jogo de Belfast, irlandeses e romenos ficam com o apuramento praticamente no bolso.

Grupo I
Arménia-Portugal (17 h)
Dinamarca-Sérvia (19.45)

Classificação: Portugal, 9; Dinamarca, 7; Albânia, 7; Sérvia, 1; Arménia, 1.

Os extremos tocam-se em Erevan, mas a história dos confrontos luso-arménios escreve-se com muitas dificuldades: Portugal só conseguiu dois empates como visitante, e no jogo da primeira volta não foi além de uma vitória pela margem mínima, arrancada já na parte final. Um triunfo deixa a seleção de Fernando Santos com pé e meio em França, tanto mais que, um pouco mais tarde, a Dinamarca pode aproveitar o apoio do seu público para deixar a Sérvia definitivamente fora das contas.

Domingo, 14

Grupo C
Ucrânia-Luxemburgo (17 h)
Bielorrússia-Espanha (19.45)
Eslováquia-Macedónia (19.45)

Classificação: Eslováquia, 15; Espanha, 12; Ucrânia, 9; Bielorrússia, 4; Macedónia, 3; Luxemburgo, 1.

Por uma vez, um grupo em que o favoritismo está bem encaminhado: Eslováquia, Espanha e Ucrânia são, nesta altura, as equipas com chances reais de qualificação e será surpreendente que alguma coisa mude após esta jornada. Os ucranianos têm de bater o Luxemburgo para se manterem na perseguição aos dois primeiros. A Espanha é quem tem a tarefa mais complicada, na visita a Borisov, mas tem, ainda assim, margem de erro. Já a Eslováquia, se conseguir a sexta vitória consecutiva, fica praticamente a salvo de contratempos na reta final da qualificação.

Grupo E
Estónia-São Marino (17 h)
Eslovénia-Inglaterra (17 h)
Lituânia-Suíça (19.45)

Classificação: Inglaterra, 15; Suíça, 9; Eslovénia, 9; Lituânia, 6; Estónia, 4; São Marino, 1.

Um jogo que já só serve para cumprir calendário, e dois com influência direta na definição das hierarquias. Restam poucas dúvidas de que a Inglaterra será apurada e, com toda a probabilidade, na liderança do grupo. Por isso, o verdadeiro combate é entre a Eslovénia – que recebe os ingleses – e a Suíça, que tem uma desconfortável visita à Lituânia. Se os bálticos saírem por cima deste duelo – surpresa! - a luta pelo segundo lugar passa a ser a três.

Grupo G
Liechtenstein-Moldávia (17 h)
Rússia-Áustria (17 h)
Suécia-Montenegro (19.45)

Classificação: Áustria, 13; Suécia, 9; Rússia, 8; Montenegro, 5; Liechtenstein, 4; Moldávia, 1.

Teste muito exigente a uma surpreendente Áustria que, caso consiga sair de Moscovo sem derrota, pode começar a marcar os hotéis em França. Qualquer resultado que não a vitória da Rússia complica de forma muito séria as ambições dos homens de Fabio Capello. Os suecos têm tudo a seu favor para capitalizar com esta jornada, ainda por cima tendo a vantagem de entrar em campo sabendo já o resultado do jogo na Rússia: ganhando a Montenegro, ou se aproximam do primeiro lugar, ou se afastam do terceiro.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE