João Cancelo testou positivo à covid-19 e está fora do Campeonato de Europa. A FPF já escolheu o seu substituto. Diogo Dalot junta-se de imediato à comitiva após ter jogado o Europeu de sub-21. 

Cancelo testou positivo à covid-19 no seguimento de um teste rápido de antigénio realizado este sábado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.

De acordo com informações da federação, as autoridades húngaras foram informadas de imediato e o jgador colocado em isolamento. João Cancelo está assintomático. 

Após o positivo no teste de antigénio, o lateral direito fez um teste PCR e o resultado foi confirmado já este domingo. 

De acordo com o protocolo covid-19 definido pela UEFA antes dos jogos do EURO 2020, todos os jogadores e elementos da comitiva tiveram de realizaram testes PCR. Os resultados, com exceção ao de João Cancelo, foram todos negativos.

A ausência do lateral do Manchester City foi a grande novidade no treino desta manhã, realizado no estádio do Vasas, que contou também com a integração plena do guarda-redes Anthony Lopes, que recuperou de lesão e ontem já havia feito treino condicionado.

João Cancelo era o principal candidato à titularidade no lado direito da defesa de Portugal. Com o seu afastamento, Nelson Semedo passa a opção principal, com Diogo Dalot a ficar como alternativa.

O jogador do Manchester United, que esteve emprestado ao AC Milan em 2020/21, não tem nenhuma internacionalização pela seleção A, mas tem 71 presenças nos escalões jovens e sub21. 

Portugal estreia-se na terça-feira contra a Hungria. 

Sérgio Pires / enviado-especial ao Euro 2020