BBVA Portugal lucra 13,7 milhões em 2005 - TVI

BBVA Portugal lucra 13,7 milhões em 2005

BBVA

Em 2005 o BBVA Portugal alcançou um resultado líquido de 13,7 milhões de euros, 96,8% acima do alcançado em 2004, adiantou a instituição em comunicado.

Segundo o banco, o resultado foi possível «graças aos fortes crescimentos dos volumes de negócio que duplicaram os obtidos pelo mercado. Privilegiando uma estratégia de crescimento rentável assistiu-se em 2005 a ganhos significativos de quotas em sectores considerados prioritários, como o crédito à habitação e os fundos de investimento».

Em consequência, os crescimentos de volumes de negócio no período 2003-2005 «duplicaram os obtidos pelo mercado», permitindo uma melhoria constante das quotas, que se traduziram num ganho no crédito a clientes de 53 pontos base (p.b.) e nos recursos geridos de 20 p.b., alcançando os 68 p.b. em fundos de investimento. A nível de Resultados a tendência foi similar, multiplicando por duas vezes e meia o Resultado Antes de Impostos, atingindo os 18,7 milhões de euros.

Assistiu-se ainda a um aumento do activo líquido de 22,8%, para os 4.804,8 milhões de euros, face ao valor registado no ano anterior. «Para o crescimento do crédito total em 17,3%, valor claramente superior ao da média do mercado, contribuiu a excelente evolução de um dos principais vectores estratégicos do BBVA Portugal, o crédito hipotecário, que cresceu 40,2% em termos homólogos, refere a instituição financeira.

No crédito a grandes empresas, com uma quota de penetração no seu segmento de 9,47%, é de salientar a operação que a área de Investment Banking desenvolveu no âmbito dos Project Finance, em que o BBVA co-liderou e organizou um sindicato bancário que financiará, conjuntamente com o BEI, o maior projecto de energia eólica até agora desenvolvido em Portugal, o projecto Generg. Por sua vez, o crédito especializado (BBVA Finanziamento) obteve uma quota de mercado no financiamento de novos veículos matriculados de 5,4%, valor que traduz uma progressão de 1,4 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior.

No que respeita aos Recursos Geridos, é de constatar uma evolução marcadamente positiva, com um crescimento de 21,9% nos últimos doze meses.

No âmbito do Private Banking, «as estratégias de investimento desenvolvidas pelo BBVA Patrimónios obtiveram um crescimento dos volumes sob gestão de 26%».

De realçar ainda que «no contexto de adaptação às novas Normas Internacionais de Contabilidade e por forma a sustentar a estratégia de crescimento do BBVA Portugal, o Banco aumentou, no exercício de 2005, o seu capital social em 35 milhões de euros».

A rentabilidade dos capitais próprios atingiu 8,94% face a 5,92% em 2004.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE