Brasil vai instalar centro de distribuição de produtos em Portugal - TVI

Brasil vai instalar centro de distribuição de produtos em Portugal

Brasil e Portugal

O Brasil vai criar um centro de distribuição de produtos de pequenas e médias empresas brasileiras em Portugal, anunciou hoje, em Salvador, o presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) daquele país.

Juan Quirós, que falava à margem do III Congresso Empresarial Brasil-Portugal, que decorre em Salvador, adiantou que 42 empresas brasileiras de diversos sectores já demonstraram interesse em participar no centro de distribuição a ser criado em Portugal.

«A criação desse centro é fundamental para a estratégia de internacionalização das empresas brasileiras, nomeadamente para o mercado europeu, através da entrega direccionada ao consumidor final», disse Quirós à Lusa.

Trata-se do quarto centro de distribuição de produtos brasileiros no estrangeiro, depois dos Estados Unidos, Alemanha e Médio Oriente.

A Espanha também se tinha candidatado a receber o centro de distribuição de produtos brasileiros, mas o Governo de Brasília optou por Portugal, depois de um processo de negociações iniciado em Maio.

Juan Quirós disse igualmente que a localização, o valor total do investimento e o início da instalação do centro de distribuição vão depender das negociações que decorrerem, a partir de hoje, entre a Apex e o ICEP.

«O primeiro passo será reunir as empresas brasileiras interessadas e também iniciar as negociações com o Governo português para definir os incentivos que esses empresários terão para se instalar em Portugal», salientou o presidente da Apex.

A título de exemplo, Quirós referiu que o Governo do Estado da Florida pagou metade dos custos de instalação do centro de distribuição do Brasil nos Estados Unidos.

Juan Quirós explicou que as empresas brasileiras que participarão no centro de distribuição terão que constituir empresas em Portugal, como forma de usufruir das linhas de crédito e benefícios fiscais.

«Essas empresas brasileiras serão constituídas em Portugal, um grande mercado potencial, gerando emprego e renda no local de criação do centro», disse o presidente da Apex.

Empresas de muitos sectores já interessadas

As empresas brasileiras que já manifestaram interesse em participar no centro de distribuição são dos sectores de produtos cosméticos, instrumentos musicais, cerâmica, móveis, mármores e granitos, alimentos e bebidas.

Juan Quirós avançou igualmente que o Governo brasileiro estuda a criação de um quinto centro de distribuição de produtos brasileiros na Polónia.

O secretário de Estado do Comércio de Portugal, Fernando Serrasqueiro, afirmou à Lusa que a decisão brasileira será um «importante passo para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países».

«Como será o primeiro centro de distribuição de produtos em Portugal de um país com a dimensão do Brasil, outros países também poderão seguir o exemplo», realçou o secretário de Estado.

«Esta importante plataforma surge na sequência de um longo processo negocial, durante o qual Portugal se empenhou desde o início para a real concretização da mesma», disse.

Trata-se da primeira central de distribuição de um só país a instalar-se em Portugal, salientou o secretário de Estado do Comércio.

Fernando Serrasqueiro disse ainda que a decisão do Governo brasileiro poderá levar à criação de uma central idêntica para distribuição de produtos portugueses no Brasil no primeiro semestre de 2006.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE