Tuberculose: Risco baixa em Portugal mas mantém-se acima da média europeia - TVI

Tuberculose: Risco baixa em Portugal mas mantém-se acima da média europeia

Tuberculose em Inglaterra

A médica pneumologista Maria do Céu Brito revelou hoje em Vidago que o risco de tuberculose em Portugal caiu para metade nos últimos 20 anos, mas assinalou que o decréscimo é menor do que o ocorrido na generalidade dos países europeus, noticia a agência «Lusa».

Falando no XXI Congresso de Pneumologia, que decorre até sábado no centro de congressos do Hotel de Vidago, distrito de Vila Real, a pneumologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia referiu que a taxa de notificação de novos casos de tuberculose em 2004 foi de 34,3 por mil habitantes, mantendo a tendência decrescente nas últimas duas décadas.

«Mas o ritmo de declínio revela-se lento», lamentou.

A situação de Portugal neste contexto é melhor do que a da Letónia e Lituânia, mas pior do que a de países como Chipre, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Holanda e Suécia.

Maria do Céu Brito acrescentou que a taxa portuguesa de cura ou sucesso terapêutico em tuberculose é, neste momento, de 82 por cento, três pontos percentuais abaixo do que seria necessário para se manter uma descida constante no número de casos.

A especialista defendeu uma maior interligação dos serviços centrais, centros de saúde e equipas de ruas que apoiam os sem abrigo, os portadores de sida e outros grupos de risco.
Continue a ler esta notícia