Países europeus do G20 vão debater temas da crise - TVI

Países europeus do G20 vão debater temas da crise

g20

Cimeira com agenda aberta servirá mais para atenuar tensões

Relacionados
O reordenamento dos mercados financeiros, além de um controlo mais rigoroso das agências de notificação e dos fundos especulativos, são alguns dos temas da Cimeira dos dirigentes dos países europeus do G-20, no domingo, em Berlim.

Na reunião, convocada pela chanceler Ângela Merkel para concertar a posição europeia para a Cimeira do G-20 a 02 de Abril, em Londres, participam o presidente francês Nicolas Sarkozy, e os primeiros-ministros da Itália, Sílvio Berlusconi, e do Reino Unido, Gordon Brown, diz a Lusa.

Tal como sucedeu na primeira cimeira do G-20 para debater a crise económica e financeira, em Novembro, em Washington, foram convidados também os chefes de governo da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, e da Holanda, Jan Peter Balkenende.

Além disso, estarão presentes Mirek Topolanek, presidente em exercício do Conselho Europeu e primeiro-ministro checo, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Jean-Claude Juncker, presidente do Euro-Grupo e chefe do governo luxemburguês.

Na opinião da maioria dos observadores, a Cimeira, que terá uma agenda aberta, servirá mais para atenuar algumas tensões surgidas nas últimas semanas entre os 27 do que para debater pormenores da intervenção europeia no âmbito do G-20.

«O G-20 tem de cumprir os compromissos assumidos na Cimeira de Novembro, em que esboçou um plano de recuperação da economia mundial, e levar também por diante, por exemplo, a proposta europeia relativa à questão energética», adiantou Durão Barroso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados