Ministro: «Portugal minimizou a importância do sector da construção» - TVI

Ministro: «Portugal minimizou a importância do sector da construção»

Mário Lino

(Notícia actualizada)

Relacionados
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, diz que Portugal tem minimizado a importância do sector da construção.

Mário Lino, que falava numa conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros sobre a construção em Portugal e Espanha, comentou a crise no sector, dizendo que «o que tivemos foi um recuo muito grande que não tem comparação na União Europeia. Nos últimos dois anos o sector da construção decresceu 24%», sublinhou.

Para o governante, «o que aconteceu é que minimizámos a importância deste sector e estamos a tentar recuperar essa matéria». Por isso mesmo, garante que vão prosseguir com os planos de investimento que o Governo tem em curso, e apostar «fortemente na construção e infra-estruturas». «Contamos com uma franca recuperação», acrescenta.

Mário Lino alerta que, em tempos «conturbados», é preciso avaliar melhor os riscos dos projectos e sublinha que o plano do Governo para os próximos 10 anos «é sólido, rigoroso e sustentado».

Para o ministro da Tutela, o sector da construção é determinante para o desenvolvimento do país, até porque «representa 12% do emprego em Portugal (600 mil postos de trabalho directos) e 11% do Produto Interno Bruto (PIB)».

O governante lembra assim os projectos que estão na calha como o TGV, Novo Aeroporto de Lisboa e terceira ponte sobre o Tejo, bem como os mais de mil quilómetros de novas estradas a ser construídas. «Vão certamente contribuir para o dinamismo do sector da construção», comentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE