Sócrates garante que «Portugal está no bom caminho» - TVI

Sócrates garante que «Portugal está no bom caminho»

José Sócrates

O primeiro-ministro afirmou hoje que o projecto de investimento da multinacional petroquímica Advansa em Portugal demonstra a «confiança» dos investidores internacionais no país e que contribui para a modernização da economia.

O investimento de 350 milhões de euros, cujo estudo foi lançado hoje com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência Portuguesa para o Investimento (API) e a Advansa, «reflecte a confiança na economia portuguesa e em Portugal», afirmou José Sócrates.

«Precisamos de um ciclo de modernização da economia, estamos no bom caminho», afirmou o primeiro-ministro, à margem da assinatura do contrato de investimento entre a Unicer e o Estado e API, que formalizou o investimento num projecto turístico para Pedras Salgadas e Vidago.

«Temos pedido sacrifícios em nome de um futuro melhor, de uma economia credível, com um Estado que só gasta o que deve e com contas em ordem, para Portugal poder apresentar-se como um país de confiança junto dos investidores estrangeiros», disse Sócrates, discursando no evento.

À margem da assinatura do contrato da Unicer, o ministro da Economia, Manuel Pinho, também considerou que «há confiança no país», dando como exemplo os recentes projectos de investimento na nova refinaria de Sines, nas energias eólicas e, mais recentemente, da multinacional Ikea.

«Vamos tentar concluir o mais rapidamente possível o projecto» Advansa, afirmou Pinho, realçando a grande capacidade de exportação que terá a unidade petroquímica de fabrico de PTA, matéria-prima para o fabrico de plásticos PET.

Fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que a unidade tem uma facturação prevista de 700 milhões de euros, dos quais 85% para exportação.

A Advansa anunciou hoje que assinou com a API um memorando de entendimento para «conduzir um estudo de viabilidade» de implantação da referida unidade, com uma capacidade anual de perto de 700 mil toneladas de PTA.

«Este é uma de várias localizações que estão a ser consideradas para o projecto MegaPTA da Advansa», adianta em comunicado.

O investimento vai criar perto de 150 postos de trabalho directos e 450 indirectos no local escolhido.
Continue a ler esta notícia