Bruxelas exige a Portugal devolução de 260 mil euros - TVI

Bruxelas exige a Portugal devolução de 260 mil euros

Agricultura é o sector mais afectado pela seca

A Comissão Europeia exigiu a Portugal que devolva aos cofres comunitários 260 mil euros por deficiências detectadas no controlo dos fundos agrícolas destinados ao sector da fruta e legumes.

Relacionados
No total, Bruxelas exige a sete países-Portugal, França, Espanha, Itália, Grécia, Irlanda e Reino Unido-a devolução de 161,9 milhões de euros devido a irregularidades na gestão de fundos agrícolas no quadro da Política Agrícola Comum (PAC) como a existência de controlos inadequados e desrespeito das regras de atribuição dos apoios.

Portugal é o segundo Estado-membro que menos dinheiro terá de restituir aos cofres comunitários-260 mil euros-devido a «deficiências detectadas ao nível dos controlos das quantidades que beneficiam de ajudas e dos controlos do pagamento integral dos apoios aos beneficiários» no sector das frutas e legumes.

A França é o país que mais dinheiro terá de devolver, na ordem dos 86 milhões de euros, devido a uma ajuda directa dada a terras não elegíveis às ajudas e à não aplicação de sanções.

Segue-se a Espanha, com 46,4 milhões de euros, devido essencialmente a uma vigilância «deficiente» da produção de vinha, Grécia (14,5 milhões) por má aplicação das verbas no desenvolvimento rural, Itália (12 milhões) também devido ao sector da fruta e legumes, Reino Unido (2,4 milhões) devido às ajudas atribuída ao sector lácteo, Portugal (260 mil) e Irlanda (170 mil euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos