Vinhos alentejanos representam metade das vendas em Portugal - TVI

Vinhos alentejanos representam metade das vendas em Portugal

vinho

33 milhões de litros saíram da região

Relacionados
Os vinhos alentejanos representaram quase metade das vendas em Portugal em 2007, num mercado que atingiu mais de 300 milhões de euros e cerca de 70 milhões de litros, segundo dados divulgados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e citados pela «Lusa».

Os dados, com base num estudo da empresa de estudos de marketing ACNielsen, apontam para vendas de 33 milhões de litros de vinhos alentejanos no valor de 152,8 milhões de euros.

O volume de vinho alentejano vendido corresponde a 42,98 por cento do total, enquanto o valor das vendas equivale a 45,52%.

«E se, em relação a 2006, a região vendeu 2,2 milhões de litros a menos (quebra de 2,83%), em contraponto, o volume de negócios sofreu um incremento de 3,6 milhões de euros», referiu a CVRA.

Este decréscimo nas vendas deveu-se, segundo a CVRA, à «estabilização dos preços dos maiores produtores da região, nomeadamente das adegas cooperativas, que não caíram na tentação de uma desenfreada quebra dos preços durante o ano de 2007».

As vendas em volume na Grande Distribuição e no Canal Horeca (estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria) alcançaram, no ano passado, um total de 76,9 milhões de litros de vinho vendido, mais 2,2 milhões do que em 2006.

No total das regiões consideradas pela ACNielsen, a empresa estima que tenham sido transaccionados 335,7 milhões de euros na Grande Distribuição e no Canal Horeca, o que representa um aumento de 21,3 milhões de euros em relação a 2006.

De acordo com a CVRA, «os Vinhos do Alentejo continuam a liderar o mercado nacional».
Continue a ler esta notícia

Relacionados