Alemanha deverá cumprir limite de défice orçamental este ano - TVI

Alemanha deverá cumprir limite de défice orçamental este ano

Bandeira da Alemanha

A Alemanha deverá conseguir manter o seu défice orçamental abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), prevê o Bundesbank no relatório mensal de Fevereiro.

«No quadro actual, a meta de ficar abaixo do limite dos 3% do PIB parece possível», refere o banco central alemão. No entanto, a instituição lembra que o crescimento económico, o desemprego e as receitas fiscais constituem «riscos consideráveis» para os objectivos de controlo do défice.

O governo de Berlim aponta para um défice de 2,9% em 2005 após 3,9% em 2004, terceiro ano consecutivo em que violou o Pacto de Estabilidade europeu.

As receitas esperadas nas portagens recentemente introduzidas para os camiões nas auto-estradas e uma progressão mais acentuada das taxas sobre as mais-valias, assim como previsões de reforço da retoma poderão ajudar a melhorar as perspectivas orçamentais.

Há três meses, o Bundesbank disse que a Alemanha enfrentava «riscos consideráveis» de respeitar as regras da União Europeia em 2005, lembra a Lusa.

O défice orçamental alemão em percentagem do PIB durante 2004 foi o mais elevado em cerca de um quarto de século, apesar da taxa de crescimento da maior economia europeia ter sido o ano passado a mais forte desde 2000.
Continue a ler esta notícia