Portugal vai ter mais 25 espaços comerciais até final de 2007 - TVI

Portugal vai ter mais 25 espaços comerciais até final de 2007

Vendas

Portugal vai contar com 25 novos projectos comerciais até ao final de 2007, entre centros comerciais, outlets e retail parks, segundo um estudo da consultora Cushman & Wakefield/Healey & Baker.

O crescimento dos conjuntos comerciais (incluindo centros comerciais tradicionais, retail parks e outlet centres) abrandou em 2004, face ao ritmo registado no ano anterior. No final do ano, Portugal contava com cerca de 2 milhões de m2 de ABL (área bruta locável), repartidos por 91 projectos. Este valor representa um crescimento absoluto de cerca de 200.000 m2, face aos cerca de 270.000 m2 verificados em 2003.

Mas a consultora alerta que «esta quebra não deve ser interpretada como uma inversão da tendência de crescimento do mercado, na medida em que os valores previstos para a oferta futura nos próximos anos sustentam a actual perspectiva de forte crescimento».

«A evolução da oferta irá manter-se no ritmo de crescimento dos últimos dois anos, esperando-se valores na ordem dos 240.000 m2/ano. Até ao final de 2007 são esperados 25 novos projectos que irão totalizar 725.900 m2. O total da oferta nesta data situar-se-á nos 2,8 milhões de m2 distribuídos por 116 conjuntos comerciais», refere.

As Regiões Centro e Norte irão receber a maior parcela do crescimento previsto, contribuindo com perto de 50% do total dos projectos futuros, o que vem ao encontro da descentralização esperada para o mercado.

Nos últimos anos, tem havido algum desvio de investimentos de centros comerciais, o modelo mais tradicional, para retail parks e factory outlets.

Terceiro maior crescimento da Europa

A discrepância verificada na distribuição da ABL por cada 1.000 habitantes, revela a existência de potencial de crescimento nos pequenos centros urbanos e zonas do interior do país. Comparando a oferta de centros comerciais com a registada nos restantes países da Europa, verifica-se que Portugal ocupa actualmente o 10º lugar, com um rácio de ABL por 1.000 habitantes de 170 m2, abaixo da média da Europa dos Quinze, que é 196 m2.

A oferta futura de centros comerciais para o período 2005-2007 situa-se nos 662.000 m2 de ABL, sendo que em 2007 a oferta total prevista será de 2,5 milhões de m2, representando uma ABL/1.000 habitantes de 233 m2. A Amorim Imobiliária e a AM Development são actualmente os promotores que mais apostam no mercado nacional, sendo responsáveis respectivamente por 32% e 31% da ABL futura. A Sonae Sierra (antiga Sonae Imobiliária) mantém a sua expansão, com 3 novos centros comerciais com abertura prevista para os próximos 12 meses.

De entre os vários projectos futuros para os próximos três anos, o mais relevante é o Dolce Vita Tejo, da Amorim Imobiliária em parceria com ING Real Estate Development. Localizado na Amadora, com inauguração prevista para 2007, este centro comercial irá ter uma ABL de 110.000 m2.

Analisando a ABL/1.000 habitantes dos diferentes países europeus para 2006, verifica-se que o nosso país se situa em décimo lugar no ranking. Não obstante, Portugal irá registar neste período um crescimento de 387.000 m2, o que o coloca no terceiro lugar em termos de crescimento.

A rendas prime para centros comerciais, de sucesso comprovado, situam-se entre os 80 e os 100 euros/m2/mês para lojas com dimensão média de 100 m2.
Continue a ler esta notícia