Indústria cervejeira emprega mais de 122 mil em Portugal - TVI

Indústria cervejeira emprega mais de 122 mil em Portugal

[Arquivo]

O mercado cervejeiro na Europa contribui substancialmente para a produtividade, empregabilidade e competitividade económica europeia, tanto directa como indirectamente.

O impacto económico directo constitui apenas uma pequena fracção do impacto total que este mercado tem na economia, segundo o estudo da Ernest & Young, encomendado por «The Brewers of Europe».

O estudo apresentado, hoje pela Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV) em conferência de imprensa, foi levado a cabo no período de Abril a Dezembro de 2005 em cerca de 31 países europeus.

«O impacto total da indústria cervejeira ao nível da criação de emprego é de 122.291 trabalhadores», divulgou o presidente da associação.

Cerca de 91% dos trabalhadores estão no canal Horeca

Destes mais de 122 mil trabalhadores, mais de 111 mil estão envolvidos na venda de cerveja, na Indústria da restauração e hotelaria, o que representa cerca de 91% do total dos trabalhadores deste sector.

A criação indirecta de postos de trabalho nos bens ou serviços das indústrias dos fornecedores é responsável pela criação de quase 7.200 dos trabalhadores, ou seja cerca de 6% do total do mercado cervejeiro.

Sector da cerveja cria 2.200 postos de trabalho directos

As cervejeiras nacionais têm capacidade para criar cerca de 2.206 postos de emprego directos, o que representa cerca de 2% do total dos trabalhadores que integram este mercado, segundo os dados divulgados pela mesma associação.

Próximo deste número está a quantidade de trabalhadores que dependem da venda de cerveja fora da indústria da restauração e hotelaria, cerca de 1.800 trabalhadores, o que corresponde dos mais de 122 mil trabalhadores da indústria.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE