G20: Suíça fora da lista da cimeira de Londres - TVI

G20: Suíça fora da lista da cimeira de Londres

Sarkozy e Merkel

Cimeira irá debater crise económica e o controlo mais rigoroso sobre produtos e mercados financeiros

Relacionados
A Suíça está fora da lista de participantes da próxima cimeira do G20, agendada para Abril em Londres para debater a crise económica mundial, disse este domingo o porta-voz do Departamento Federal de Finanças (DFF) suíço.

«Tivemos conhecimento que não figuramos na lista» de participantes divulgada sexta-feira pelo Governo britânico, indicou Roland Meier, citado pela agência suíça ATS.

Obama quer reduzir défice para metade

O mesmo representante esclareceu que se a Suíça não recebeu um convite de participação, também não tinha de receber uma recusa oficial.

Os chefes de Estado e de Governo dos 20 países mais industrializados do mundo e emergentes vão reunir-se no próximo dia 2 de Abril em Londres para debater a actual crise económica mundial, nomeadamente um controlo mais rigoroso sobre produtos e mercados financeiros.

Europeus do G20 querem regulação para mercados

A Suíça, 21ª potência económica mundial e uma das mais importantes praças financeiras do planeta, já tinha estado ausente da anterior cimeira do G20, realizada em Washington em Novembro último.

Durante os últimos meses, as autoridades suíças manifestaram, por diversas vezes, o desejo de integrar a reunião de Londres.

Em Janeiro deste ano, durante o Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça), o primeiro-ministro britânico Gordon Brown prometeu dar uma resposta ao Governo suíço, admitindo, então, que iria analisar uma eventual participação «tendo em conta a importância para as praças financeiras e para o equilíbrio político global».

G20: Europa debate temas da crise

Na mesma altura, Brown garantiu dar uma resposta «em tempo útil», segundo o comunicado do DFF.

O G20 integra os membros do G7 (Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália e Japão), reunindo ainda a África do Sul, a Arábia Saudita, a Argentina, a Austrália, o Brasil, a China, a Coreia do Sul, a Índia, a Indonésia, o México, a Rússia, a Turquia e a União Europeia (UE).

Os países europeus do G20, reunidos em Berlim para definirem uma linha comum antes da cimeira de Londres, chegaram a acordo para uma regulação e uma fiscalização do conjunto dos actores dos mercados, inclusive dos fundos de investimentos especulativos (hedge funds).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE