OCDE: Espanha tem mesmo de aumentar idade da reforma - TVI

OCDE: Espanha tem mesmo de aumentar idade da reforma

Reforma

Secretário-geral diz que medida dá bom sinal às agências de rating e acalmará os mercados

Relacionados
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o aumento da idade da reforma em Espanha é essencial. O Governo do país vizinho tem uma proposta para adiar a reforma até aos 67 anos de idade, uma medida bem vista pela entidade internacional.

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, considera que este adiamento é agora «mais necessário do que nunca» e que acalmará os mercados, onde a dívida pública grega tem assistido a um aumento do risco, devido à preocupação com as finanças públicas do país.

Para o responsável da OCDE, «não é apenas uma questão de responsabilidade, mas de sinais» que é necessário dar às agências de rating, que estão atentas aos passos dos Estados para reequilibrarem as suas contas.

O défice orçamental espanhol deverá ficar nos 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, depois dos 11,4% estimados para 2009. O Governo prevê ainda que o défice cairá para 7,5% em 2011, 5,3% em 2012 e 3% em 2013, cumprindo finalmente os limites do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados