Taxa de desemprego em Portugal é a maior da Zona Euro - TVI

Taxa de desemprego em Portugal é a maior da Zona Euro

Desemprego

Eurostat divulga estatísticas

Relacionados
A taxa de desemprego em Portugal aumentou para nos 8,5 por cento em Outubro, sendo assim a maior entre a Zona Euro.

Já alargando aos 27 Estados-Membros da União Europeia, os resultados não são significativamente melhores. Portugal é ultrapassado apenas pela Polónia (8,8%) e pela Eslováquia(11,2%), de acordo com as estimativas do departamento estatístico da UE (Eurostat).

Desta forma, a taxa em questão subiu 0,2 pontos percentuais (p.p.) em Outubro, face ao mês anterior. Este crescimento vem contrariar a tendência de estabilização que o país mantinha desde Julho (nos 8,3%).

Comparado com o período homólogo, o aumento foi de 0,7 p.p., um dos maiores crescimentos das taxas de desemprego entre os restantes países da UE.

Analisando a Zona Euro no seu todo, a taxa ficou nos 7,2% face aos 7,3% de Setembro e 8% de Outubro do ano passado. Na Europa a 27, o mesmo indicador situou-se nos 7%, o mesmo valor do mês anterior, mas inferior ao do mês homólogo (7,8%).

Mulheres têm mais dificuldade que homens

As taxas de desemprego mais baixas em Outubro foram encontradas na Dinamarca (2,9%) e na Holanda (3,1%).

Fazendo distinção entre sexos, na zona euro, a taxa das mulheres ficou nos 8,2%, contra 6,5% para os homens. O mesmo aconteceu na UE, com taxas de desemprego de 7,6 por cento para as mulheres e de 6,4 por cento para os homens.

A taxa de desemprego dos jovens com menos de 25 anos situou-se em Outubro em 14,3% na Zona Euro e 14,7% na UE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados