Número de falências volta a disparar este ano em Portugal - TVI

Número de falências volta a disparar este ano em Portugal

Número de falências volta a disparar este ano em Portugal

O número de falências em Portugal deverá crescer 5% em 2006, um dos valores mais altos entre todas as economias industrializadas e uma aceleração depois da variação negativa registada no ano passado.

A previsão é da consultora internacional de risco de crédito Euler Hermes, que nas suas perspectivas para as insolvências em 30 países, citadas pelo «Diário de Notícias», leva em conta o impacto sobre as empresas de uma conjuntura económica negativa como a que se vive em Portugal.

A previsão de crescimento de 5% no número de falências apenas é superada pela Eslováquia e por Hong Kong. A média de todos os países analisados é de um crescimento da ocorrência de insolvências de 1%, a mesma variação antecipada para a Europa Ocidental.

Em 2004, este indicador já tinha crescido 8% em Portugal. Mas surpreendentemente, apesar do fraco dinamismo da economia nacional, a estimativa da Euler Hermes para 2005 é agora de um decréscimo do número de insolvências de 8%. Em Junho do ano passado a consultora ainda previa uma aceleração de 12% neste indicador, uma projecção que não se concretizou.
Continue a ler esta notícia