Energia eólica poderá abastecer 60% dos lares em 2020 - TVI

Energia eólica poderá abastecer 60% dos lares em 2020

Lâmpada

Quantidade corresponderia a uma capacidade instalada de energia de 230 gigawatts

Relacionados
Em 2020, a energia eólica gerada na Europa poderá abastecer o equivalente a 60 por cento dos lares europeus, sustenta esta terça-feira a Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA).

Essa quantidade corresponderia a uma capacidade instalada de energia de procedência eólica de 230 gigawatts, que é a meta apontada pela EWEA, segundo anunciaram os seus responsáveis numa conferência que hoje começou em Marselha, escreve a Lusa.

Arthouros Zervos, presidente desta Associação, defendeu as perspectivas em torno do aproveitamento desta energia renovável, apoiadas pelos objectivos assinalados na directiva comunitária de Energias Renováveis, na sequência do acordo alcançado em 2008.

Os 230 gigawatts são um aumento em relação aos 180 que a própria associação tinha apostado como objectivo anteriormente, explicou Zervos, precisando, no entanto, que só se alcançará essa meta se todos os Estados comunitários cumprirem com os prazos previstos.

A energia gerada por esses 230 gigawatts seria suficiente para abastecer o equivalente a 135 milhões de lares de tipo médio na UE e assim se forneceria entre 14 a 18% da procura eléctrica em 2020, acrescentou Zervos.

O comissário europeu da Energia, Andris Pielbags, afirmou na mesma conferência que «a energia eólica pode substituir em grande medida os combustíveis contaminantes e finitos de que actualmente dependemos», segundo um comunicado dos organizadores da reunião.

De acordo com dados da Comissão Europeia, 3,5% das reservas certificadas de carvão estão na UE mas os países da União Europeia só têm 2% das de gás, menos de 2% das de urânio e abaixo de 1% das de petróleo de todo o mundo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados