Existem 3 mil médicos espanhóis a trabalhar em Portugal - TVI

Existem 3 mil médicos espanhóis a trabalhar em Portugal

Médico

Actualmente existem 3 mil médicos espanhóis a trabalhar em Portugal, em busca de maior estabilidade profissional e melhores condições remuneratórias.

Relacionados
Segundo dados da Confederação Estatal de Sindicatos Médicos (CESM) espanhola, a fuga contribui para melhorar a escassez de efectivos em Portugal, ao mesmo tempo que intensifica a falta de efectivos no Sistema Nacional de Saúde espanhol.

Segundo um comunicado da instituição, uma das principais causas para a saída de médicos espanhóis e a reduzida proporção da situação inversa ¿ a excepção a esta regra vai para o significativo número de estudantes lusos em faculdades de medicina espanholas que na sua maioria preferem ficar a trabalhar em Espanha - tem a ver com as melhores condições remunerativas do sector em território luso.

A esta vantagem, a confederação acrescenta em Portugal o reconhecimento social pela profissão médica é bem mais notório que em Espanha, onde a profissão não tem o peso na sociedade que outras actividades têm.

Dada esta transferência, a CESM alerta que é necessário exercer um maior controlo sobre os profissionais que atravessam a fronteira, nomeadamente ao nível das universidades e sindicatos lusos e espanhóis, que deverão supervisionar as qualificações de todos os médicos a exercer tendo em vista evitar que pessoas sem qualificações possam praticar medicina.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE