Portugal arrisca-se a perder 20% de fundos de Bruxelas - TVI

Portugal arrisca-se a perder 20% de fundos de Bruxelas

União Europeia

Portugal arrisca-se a perder 20% dos fundos comunitários a partir de 2007, segundo um estudo encomendado pelo Parlamento Europeu a uma empresa independente que foi divulgado em Bruxelas.

As contas feitas pelos técnicos da «Associação de Estudos e de Investigações A Nossa Europa» e citadas pela Lusa indicam que a proposta da Comissão Europeia que está a ser discutida levará a uma «redistribuição substancial» das dotações entre Estados-membros.

Portugal, que no período 2000-2006, a preços do ano passado, recebe a título de dos Fundos Estruturais e Fundos de Coesão 25.539 milhões de euros passaria a receber no período 2007-2013 cerca de 20.390 milhões de euros.

O alargamento a mais 10 Estados-membros e as novas condições de ajuda estrutural podem levar assim a uma diminuição de 20% das ajudas ao desenvolvimento do país, mas outros dos actuais Estados-membros ficariam ainda mais prejudicados.

É o caso da Espanha que teria menos 45 por cento, Irlanda menos 79%, Alemanha menos 23%, Reino Unido menos 30% e Holanda menos 26%.

Segundo números não oficiais divulgados por fontes da Comissão Europeia há um ano, quando foi apresentada a proposta inicial do executivo comunitário, Portugal iria perder apenas entre três e cinco por cento dos fundos comunitários.

Em Fevereiro do ano passado, o então comissário europeu António Vitorino considerou essa perspectiva como sendo «satisfatória».

Os Estados-membros estão actualmente a negociar o quadro financeiro da UE 2007-2013 tendo a presidência luxemburguesa anunciado a sua intenção de tentar alcançar um «acordo político» sobre a questão até Junho próximo.
Continue a ler esta notícia