Preço das casas em Portugal aumenta muito mais do que os salários - TVI

Preço das casas em Portugal aumenta muito mais do que os salários

Preço das casas em Portugal aumenta muito mais do que os salários

O preço das casas em Portugal tem aumentado muito acima da actualização dos salários e da própria inflação. Nos primeiros nove meses de 2005, o preço das habitações em Portugal aumentou mais de 3%.

O valor das casas, conforme avaliado pelos bancos para efeitos de concessão de crédito à habitação, aumentou, em média, 3,13% entre Janeiro e Setembro do ano passado. Um valor que fica substancialmente acima da taxa de inflação registada em 2005, que foi de apenas 2,3%.

Mas, mais do que ficar acima da inflação, o aumento no preço das casas foi também muito superior do que o aumento dos salários dos portugueses.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, citados pelo Banco de Portugal no último Boletim Estatístico, o aumento médio dos salários dos trabalhadores por conta de outrem foi de 2,64%, no mesmo período. O diferencial entre a subida dos preços na habitação e a subida destes salários situa-se, assim, nos 0,6 pontos percentuais.

Mas os dados são ainda mais reveladores se tivermos em conta os aumentos reais dos salários dos portugueses. É que, se ao aumento salarial médio de 2,64% for retirada a parte que é «engolida» pela inflação, verifica-se que o aumento real dos salários se fica pelos 0,34%. E, neste caso, o diferencial face ao aumento dos preços na habitação é muito maior, de 2,79 pontos percentuais.
Continue a ler esta notícia