Decisões à vista: os cenários na Champions - TVI

Decisões à vista: os cenários na Champions

Sporting-Borussia Dortmund

Só há um grupo de onde não poderá sair qualquer equipa apurada nesta quarta jornada, o que pode acontecer, com Benfica, Sporting e FC Porto em campo

A Liga dos Campeões já tem muitas decisões à vista na quarta jornada, que começa nesta terça-feira. Há apenas um grupo de onde não poderá sair desta ronda qualquer equipa apurada para os oitavos, numa fase decisiva para as equipas portuguesas. Sendo que no grupo do Sporting pode ficar a qualificação já resolvida, no limite.

Para Benfica, que recebe o D. Kiev nesta terça-feira, e FC Porto, que joga em casa frente ao Club Bugge na quarta-feira, nada ficará decidido, para o bem ou para o mal, quanto ao futuro na Liga dos Campeões. Pode ficar, isso sim, garantido pelo menos o objetivo mínimo do terceiro lugar. Tanto num grupo como noutro pode ficar já decidido o primeiro lugar nos oitavos de final. Pode consegui-lo o Nápoles no grupo do Benfica, para isso precisa de vencer o Besiktas, num jogo que que começa às 17h45, e ficar à espera que Benfica e D. Kiev empate. E pode apurar-se também o Leicester no grupo do FC Porto, vencendo em Copenhaga ou no limite empatando.

O Sporting, que visita Dortmund na quarta-feira, não só tem o desafio teoricamente mais difícil como está à partida para a jornada na posição mais delicada e sabe desde já que, se perder com o Borussia e o Real vencer o Legia, as hipóteses de apuramento acabam aqui. Pelo contrário, um resultado positivo relançaria os leões no grupo. Pontuar em Dortmund representaria também um golpe contra a História e o mau registo dos leões nas visitas à Alemanha, onde nunca venceram: em 12 jogos perderam 11 e empataram um, frente ao Bayern Munique: 0-0 na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2006/07, faz exatamente 10 anos.

Além das contas de apuramento há muito para seguir na semana de Champions, a começar já nesta terça-feira pelo Manchester City-Barcelona. Depois da vitória por 4-0 do Barça na ronda anterior, no regresso de Pep Guardiola ao Camp Nou, a ver se o treinador já conseguiu encontrar algum equilíbrio na equipa, que conseguiu no fim de semana, frente ao West Bromwich, aquela que foi apenas a primeira vitória em sete jogos.

Ao todo são no limite 11 os lugares de qualificação que podem já ficar definidos nesta ronda, uns mais improváveis que outros. Os cenários, a partir de contas da UEFA no seu site oficial e do Maisfutebol.

Resultados e classificações da Liga dos Campeões

Jogos da quarta jornada:

Terça-feira:

Grupo A

Ludogorets-Arsenal, 19:45 (SportTV5)

Basileia-PSG, 19:45

Arsenal e PSG, os dois com sete pontos, podem garantir já a qualificação. Só podem apurar-se nesta ronda juntos, nenhum deles o poderá fazer isolado. Se empates de ambos ainda não asseguram matematicamente o apuramento, no caso de um deles ganhar e outro empatar, independentemente de quem for, arrumam já o assunto.

Grupo B

Besiktas-Nápoles, 17:45 (SportTV1)

Benfica-Dinamo Kiev, 19:45 (RTP1)

O Nápoles pode sair apurado desta quarta jornada, para isso precisa de vencer e esperar por um empate entre Benfica e D. Kiev. Nesse cenário, mesmo que não fizesse mais pontos e terminasse em igualdade com Benfica e Besiktas, levaria a melhor no desempate. O Benfica, nesta altura terceiro no grupo com 4 pontos, contra 6 de Nápoles, 5 do Besiktas e 1 de Dínamo, garante pelo menos o terceiro lugar e a passagem à fase de grupos da Liga Europa se vencer este jogo.

Grupo C

Borussia Mönchengladbach-Celtic, 19:45

Manchester City-Barcelona, 19:45 (SportTV2)

Vantagem clara para o Barcelona, a quem basta um empate na cimeira frente ao Manchester City para garantir já o apuramento. Messi e companhia até podem assegurar já o primeiro lugar, mas para isso precisam de vencer e esperar que o Gladbach não ganhe ao Celtic. Os escoceses podem ficar desde já arredados da luta pelo apuramento na Champions, se perderem e o City não perder com o Barça.

Grupo D

Atlético Madrid-Rostov, 19:45 (SportTV4)

PSV Eindhoven-Bayern Munique, 19:45 (SportTV3)

At. Madrid e Bayern Munique, um com Tiago e outro com Renato Sanches, podem ficar já apurados. Aos «colchoneros» basta uma vitória sobre o Rostov, mas o empate também pode chegar, caso o Bayern Munique vença o PSV Eindhoven. Nesse caso seguiriam em frente desde já os óbvios favoritos do grupo.

Quarta-feira

Grupo E

Mónaco-CSKA Moscovo, 19:45 (SportTV5)

Tottenham-Bayer Leverkusen, 19:45

O único grupo onde não haverá seguramente decisões sobre a qualificação nesta quarta jornada. Tudo muito embrulhado entre Mónaco (5 pontos), Tottenham (4), Bayer Leverkusen (3) e CSKA (2). Depois do empate em Moscovo na ronda anterior, a equipa de Leonardo Jardim segue na frente, mas precisa de uma vitória em casa sobre a formação russa para enfrentar as duas últimas rondas com alguma tranquilidade.

Grupo F

Borussia Dortmund-Sporting, 19:45 (SportTV1)

Legia Varsóvia-Real Madrid, 19:45 (SportTV2)

O Sporting em Dortmund a tentar evitar que as coisas fiquem já decididas. Se ganharem, os alemães apuram-se. Caso também vença o Legia, o Real Madrid segue igualmente em frente e os dois lugares de apuramento ficam já decididos. Apenas, saliente-se, no caso de o Dortmund também ganhar. Um empate ou uma vitória do Sporting em Dortmund adia todas as decisões, sendo que os leões também não poderão garantir desde já pelo menos o terceiro lugar mesmo que ganhem na Alemanha.

Grupo G

FC Copenhaga-Leicester, 19:45

FC Porto-Club Brugge, 19:45 (SportTV4)

Uma segunda vitória sobre o Clube Brugge deixaria o FC Porto em boa posição. Desde já com pelo menos o terceiro lugar e a fase de grupos da Liga Europa garantidos mas, mais que isso, ainda com todas as opções em aberto. O Leicester, apenas uma de três equipas com o pleno de vitórias nesta fase (a par de Barcelona e At. Madrid) pode sair desta ronda com o bilhete para os oitavos de final ganhando ao FC Copenhaga. Mas também pode consegui-lo empatando, se o FC Porto não ganhar aos belgas. Num cenário em que o FC Porto não ganhe, a vitória garantiria de caminho ao Leicester o primeiro lugar.

Grupo H

Sevilha-Dinamo Zagreb, 19:45

Juventus-Lyon, 19:45 (SportTV3)

Cenário semelhante ao grupo do Sporting. Caso ambos vençam, Juventus e Sevilha apuram-se desde já, sendo que os italianos só dependem de si próprios, ganhando ao Dínamo Zagreb já estão nos oitavos. Os espanhóis precisam não apenas de ganhar, mas também que o Lyon não some pontos em Turim. 

Continue a ler esta notícia