Redes de nova geração: Sócrates quer Portugal a liderar - TVI

Redes de nova geração: Sócrates quer Portugal a liderar

Sócrates

Número de subscritores do serviço de acesso à fibra óptica cresceu 186% em apenas um ano, atingindo 41.500 em Dezembro

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, definiu como objectivo tornar Portugal um dos primeiros países europeus com o seu território coberto totalmente por redes tecnológicas de nova geração, avança a Lusa.

José Sócrates falava na sessão de abertura da conferência internacional do conselho europeu de fibra óptica, no Parque das Nações, em Lisboa, que juntou mais de dois mil participantes. Na sua intervenção, explicou que, para atingir este objectivo, «estabelecemos uma parceria entre o Estado e os operadores. Pela sua parte, o Estado assumiu um quadro regulatório claro e transparente, porque só assim os operadores podiam tomar decisões de investimento informadas, e garantiu a criação de linhas de crédito de apoio para a concretização destes objectivos», disse.

Citando dados que foram divulgados pelos organizadores desta conferência internacional, o líder do executivo referiu que Portugal está «entre as principais economias europeias no que respeita ao mercado de fornecimento da fibra óptica até à casa do utilizador».

«O número de subscritores do serviço de acesso à fibra óptica em Portugal cresceu 186% em apenas um ano, atingindo 41.500 em Dezembro de 2009. O número de casas passadas por redes de fibra óptica atingiu no país 1,15 milhões no final do ano passado, o que representa um crescimento de 475% em apenas um ano», sustentou ainda José Sócrates.

Ainda segundo Sócrates, Portugal é o país da Europa que «lidera o Governo electrónico, quer em sofisticação, quer em disponibilização de serviços públicos on-line, quando há cinco anos ainda ocupava a 16ª posição».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE