BCP lidera capital gerido e Santander tem maior número de fundos - TVI

BCP lidera capital gerido e Santander tem maior número de fundos

santander

O Millennium BCP manteve a liderança nas quotas de mercado em termos de valor gerido em fundos de acções (19,5%), continuando a Caixagest a gerir o maior número de fundos (38). O fundo Multiobrigações gerido pela Santander Gestão de Activos é o fundo de maior dimensão.

Relacionados
O valor sob gestão dos organismos de investimento colectivo e dos fundos especiais de investimento aumentou em Junho 0,7% e 16,7%, respectivamente, para um total de cerca de 26 mil milhões de euros, refere a Comissão de Mervado de Valores Mobiliários (CMVM) em comunicado.

O investimento em acções nacionais nos mercados bolsistas ascendeu, no período em análise, a 706,7 milhões de euro, o que traduz uma diminuição de 1,6% face a Maio de 2005.

Segundo o comunicado, o valor das acções cotadas nos mercados da União Europeia aumentou 1,3% em relação ao mês anterior, ascendendo a 763,3 milhões de euros e o das acções de mercados fora da União Europeia diminuiu 1,5%.

Entre as acções nacionais que registaram maior valorização na composição das carteiras dos fundos encontram-se as da Brisa (mais 6,1%), as da Semapa (mais 4,5%) e das da Cimpor (mais 4,2%).

Pelo contrário, o valor das acções da Portugal Telecom no portfolio dos fundos registou uma quebra de 12,2%, acompanhado pelas acções da Impresa (menos 5,9%), Sonae SGPS (menos 3,6%) e EDP (menos 2,6%).

Quanto à composição da carteira dos fundos é de realçar o crescimento mensal do investimento em valores mobiliários (0,8%), em particular do investimento em dívida pública nacional (17,1%) e das obrigações nacionais (13%).

A CMVM anunciou ainda que existem 3 novos fundos: dois de poupança reforma/educação(o «BPI Reforma Bonds» e o «BPI Reforma Acções») e um fundo especial fechado (o «Hedge Fund Invest» gerido pela Santander Gestão de Activos). Há a salientar ainda a liquidação do fundo «Nova Economia 2005» gerido pelo Millenium BCP.

O valor das aplicações totais realizadas em valores mobiliários cotados registou um aumento de 0,9% face a Maio de 2005, atingindo 18.077,6 milhões de euros. Deste aumento, há a destacar o incremento do valor das aplicações feitas em Portugal (6,6%) e a queda do investimento em valores mobiliários cotados em Itália (7,3% negativos). O Luxemburgo permanece o mercado mais procurado, seguido do Reino Unido e da Irlanda, acrescenta a CMVM.
Continue a ler esta notícia

Relacionados