Zona Euro contrai 1,5% e deixa economistas em alerta - TVI

Zona Euro contrai 1,5% e deixa economistas em alerta

Mapa da Europa

Mais medidas de estímulo serão necessárias

Relacionados
A economia da Zona Euro registou uma contracção de 1,5% no quarto trimestre de 2008 face ao trimestre anterior e 1,2% face ao homólogo. Este foi o pior ano desde 1995.

A queda é superior à esperada pelos analistas e relança os receios económicos, de que o mergulho da área do euro no vermelho será maior do que o previsto, fazendo ainda antever a necessidade de mais medidas por parte das autoridades europeias e nacionais para estimular a economia.

Duas das maiores economias da região, a alemã e a francesa, registaram também comportamentos piores do que se previa. No caso da Alemanha, a contracção foi de 2,1%, a maior em mais de duas décadas, enquanto que a França apresentou uma queda de 1,2%, um valor que também já não se registava há 20 anos.

O Instituto nacional de Estatística (INE) revelou também esta sexta-feira, na sua estimativa rápida, que a economia portuguesa se contraiu 2,1% face ao homólogo e 2% face ao trimestre precedente, o dobro do esperado pelos analistas.

Portugal registou o terceiro pior comportamento entre os países da União Europeia e Zona Euro que têm já dados disponíveis.

Em termos trimestrais, apenas a Alemanha e a Lituânia (esta última com uma queda de 1,4%) registaram um recuo maior. Já na comparação homóloga, a maior contracção foi registada pela Itália (2,6%), seguida da Letónia (10,5%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados