Europcar mantém receitas apesar de 4º trimestre «exigente» - TVI

Europcar mantém receitas apesar de 4º trimestre «exigente»

Esta promoção decorre durante o mês de Fevereiro

Recessão levou consumidores a mudarem hábitos de consumo, também nas viagens

Relacionados
O grupo Europcar registou receitas de 2,1 mil milhões de euros em 2008, sensivelmente o mesmo que em 2007, anunciou em comunicado, sublinhando ainda que a manutenção das mesmas se deu «apesar de um quarto trimestre muito exigente».

As receitas totais cresceram apenas 0,5%, e os resultados operacionais recuaram dos 298 para os 253 milhões de euros. A frota até 31 de Dezembro registava 194.507 unidades, face às 233.134 de 2007.

«À medida que a economia global foi entrando em recessão, muitos consumidores e empresas mudaram os seus hábitos de consumo, o que se verificou também ao nível das viagens. Em linha com isto, a procura para o serviço de aluguer de automóveis registou uma quebra acentuada no último trimestre», explica a empresa, que diz ter reagido «com uma rápida redução da frota, muito além do seu padrão sazonal standard. Apesar da forte concorrência, a companhia manteve-se disciplinada ao nível dos preços».

Segunda metade de 2008 foi dramática para o sector

«Na segunda metade de 2008, a nossa indústria assistiu a um forte declínio na procura devido ao abrandamento da economia. Graças ao facto de termos uma rede balanceada geograficamente e segmentos de negócio diferenciados, a Europcar teve uma performance melhor do que a de outros grandes players de mercado. Contudo, ainda estamos perante desafios de mercado sem precedente. Ao mesmo tempo, vamos manter a nossa política rigorosa de preços. Estas medidas permitir-nos-ão adaptar o nosso modelo de negócio e salvaguardar a nossa rentabilidade», disse o director executivo do Grupo Europcar, Salvatore Catania.

Durante o ano, a Europcar manteve a política de expansão da rede internacional. A empresa adquiriu o seu master franshising para a região Ásia-Pacífico, que «continua a ser o mercado a registar maior volume de alugueres no mundo», explica o grupo no comunicado.

Em Setembro, concluiu a aliança estratégica comercial com a Enterprise Rent-A-Car, líder no mercado norte-americano. «Juntas as duas empresas constituem a maior rede de Rent-a-Car do mundo, com 13.000 estações em mais de 150 países».

Programas de eficiência não chegaram para compensar conjuntura e custos de manutenção

«Graças aos seus programas de eficiência operacional, a Europcar foi capaz de manter os custos alocados à central e à rede sob controlo, tendo aumentado a margem de EBITDA consolidada para os 32,3%. As sinergias geradas pela integração de negócios adquiridos em anos anteriores também contribuíram para essa performance», acrescenta.

Ainda assim, «os ganhos não foram suficientes para compensar o efeito combinado daquilo que foram as difíceis condições dos mercados nos últimos meses e os elevados custos de manutenção da frota ao longo do ano». A margem, operacional foi ajustada para o ano, pelo que decresceu 2.2 pontos percentuais de 2007, para os 11,9%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados