Portugal é dos países com mais portagens - TVI

Portugal é dos países com mais portagens

Protesto contra as portagens

Governo continua a negociar cobrança nas SCUT

Relacionados
O Governo está há um ano e meio a negociar com as concessionárias e o prazo foi sendo sucessivamente adiado. Mas, segundo o «Jornal de Notícias», um dado é certo: no momento em que o Governo conseguir impor os pagamentos, Portugal tornar-se-á num dos países europeus com mais quilómetros de estradas portajadas e mais receitas obtidas com as tarifas cobradas, mesmo tendo menos tráfego que a média.

Razões pelas quais a contestação à introdução de portagens em três auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) atingiu, ontem, um novo patamar. No Porto, centenas de automobilistas em marcha lenta praticamente entupiram a cidade, em protesto contra a decisão de pagamento das concessões Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto.

Com o fim das três SCUT no Norte, apenas 680 quilómetros da rede de 2600 quilómetros de autoestradas portuguesas será gratuita (26%). Actualmente, a isenção de pagamento abrange 911 quilómetros, mais de um terço do total (35%). A partir de 2012 - data em que termina a construção das concessões lançadas e a lançar (ler caixa) e é suposto as três auto-estradas do Norte já terem portagens - haverá um total de 3187 quilómetros, 874 gratuitos (27%).

Com esta evolução, tornar-se-á mais evidente o que as estatísticas actuais já mostram. De acordo a Associação Europeia de Concessionárias de Autoestradas (ASECAP), que congrega dados de 130 concessionários de 16 países europeus, com uma rede total de 26 mil quilómetros, Portugal é o sexto país com mais quilómetros de auto-estradas portajadas, com 1434 (a Alemanha tem mais de 12 mil e França mais de oito mil).

Ao nível de receitas geradas pelas portagens, Portugal ocupa idêntico lugar no ranking, totalizando 664,8 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE