Portugal é dos países mais seguros para turistas usarem cartões - TVI

Portugal é dos países mais seguros para turistas usarem cartões

Portugal é dos países mais seguros para turistas usarem cartões

A vizinha Espanha é considerada o país mais perigoso, de um grupo de dez, para o uso de cartões de crédito e débito por turistas.

Relacionados
O estudo, da CCP, foi levado a cabo junto de turistas ingleses, que consideraram também ser Portugal o país mais seguro da lista.

De acordo com o estudo das ocorrências com turistas ingleses, entre Abril de 2006 e Maio de 2007, a empresa detectou 9.196 casos de problemas no estrangeiro, o que é equivalente a 16 aviões Boeing 747 cheios.

Destes casos, Espanha, França e Itália permanecem no top três dos destinos exteriores onde mais situações se detectam. Quase metade do valor de cartões roubados surgiu nestes países, sendo que mais de um quarto aconteceu mesmo em Espanha (2,557). Portugal aparece no último lugar do top dez das ocorrências com apenas 241 casos.

Da lista constam ainda países como os EUA (com 812 casos), a Austrália (com 528 casos), a Tailândia (com 478 casos), África do Sul (com 253) e República Checa (245 casos).

Dados da própria Associação de Serviços de Pagamento (Association for Payment Clearing Services) inglesa demonstram que houve um crescimento de fraude no estrangeiro em 2006 com cartões ingleses de 43%, o que representou mais de um quarto das ocorrências de todo o Reino Unido e um custo de 79,785 milhões de euros. Em 2005 esta percentagem era de apenas 19%.

Zoe Manton, chefe da Protecção de Cartões da CPP, explica que «em países em que o Chip e Pin não está largamente disponível, os criminosos têm amplas oportunidades para fazer uma leitura rápida dos cartões e cometer actividades fraudulentas. No entanto, as hipóteses de ser vítima de uma fraude com cartões podem ser significativamente reduzidas se forem igualmente tomadas algumas precauções simples».

Dicas para evitar problemas

A empresa recomenda a adopção dos seguintes comportamentos: manter as malas ou carteira fora de vista, aquando de viagens de automóvel longas, particularmente em tráfego lento; nunca abandonar os cartões de débito ou crédito. Pedir sempre a amigos ou família que tenham atenção aos pertences enquanto se vai mergulhar ou desenvolver outra actividade que não permita ter os cartões; manter sempre todos os pertences pessoais importantes em local seguro e preferencialmente escondidos. Aeroportos, estações de comboio e paragens de táxi são os principais pontos de roubo de cartões.

Seguros específicos

Para além disso, é possível activar uma protecção de cartões contra o roubo, perda ou fraude, como a que a CPP possui por 22,5 euros anuais, que possibilita o adiantamento de dinheiro em numerário, envio de bilhetes para o regresso, abono de factura do Hotel, identificação e recuperação de bagagem (custos de recuperação inclusive), custos de emissão de documentos de identificação provisórios e cobertura do valor em numerário contido na mala, tudo com um simples telefonema gratuito a partir de qualquer parte do mundo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados