Portugal é o 26º país com maior desenvolvimento tecnológico - TVI

Portugal é o 26º país com maior desenvolvimento tecnológico

Escritório (arquivo)

Portugal está em queda há quatro anos consecutivos no ranking de desenvolvimento tecnológico.

Ainda assim, e segundo o 2006 EIU e-Readiness Ranking, o nosso País encontra-se na 26ª posição da lista de 68 países.

Em comunicado, a IBM, responsável pelo estudo em conjunto com a Economist Intelligence Unit (EIU), refere que a Dinamarca, Estados Unidos e Suíça continuam a liderar o ranking, que vai já na sua 7ª edição.

«Em 2006, o mundo está mais preparado para a sociedade electrónica do que nunca. Os números deixam isso bem claro: há mais de mil milhões de cibernautas e dois mil milhões de utilizadores de telemóvel e, na sua maioria, os países continuam a fazer progressos nos vários indicadores de qualidade relacionados com o desenvolvimento tecnológico», pode ler-se no documento.

Em conjunto, os países que constam do ranking registaram melhorias neste último ano, destacando-se as melhorias nos países de baixo índice tecnológico, verificando-se, inclusivamente, que a distância entre estes e os mais desenvolvidos está cada vez menor.

Banda larga é cada vez menos importante

Outra disparidade que está agora menos vincada refere-se ao desenvolvimento de banda larga nos países mais avançados em matéria de Tecnologias de Informação (TI). De facto, as economias norte-asiáticas, economicamente mais fortes, tinham ultrapassado os restantes países da OCDE quanto à adopção da banda larga. No entanto, ao longo dos últimos dois anos, o ritmo de crescimento da banda larga em países como a Coreia do Sul e o Japão estabilizou, enquanto que outros países líderes, tais como a Noruega e a Suíça conquistaram terreno nesta área.

«A conectividade através da banda larga é, cada vez menos, um factor diferenciador entre os líderes, enquanto que outros critérios (como a inovação, a informação sobre segurança e os compromissos governamentais com o desenvolvimento das TIC) emergiram como diferenciadores de peso», referem.

Contas feitas, no entanto, a Europa mantém o seu estatuto de liderança, que ocupa seis dos dez dos lugares cimeiros, em particular a Escandinávia com três países colocados na 1ª (Dinamarca), 4ª (Suécia) e 7ª (Finlândia) posições, sendo os melhores em áreas de conectividade, nomeadamente na mobilidade e no uso da Internet. Entre os que mais avançaram encontram-se a Austrália e o Canadá, no 8º e 9º lugares respectivamente, e que, pela primeira vez, entram no grupo dos dez primeiros, e a Lituânia que sobe para o 38º posto, enquanto que a Argélia mantém a 63ª posição.

O estudo deixa ainda um apelo, afirmando que são indispensáveis investimentos substanciais em infra-estrutura. Para os países com um comportamento menos bom neste indicador, o estudo refere que têm sido encontrados caminhos alternativos, como o outsourcing.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE