Este plano de promoção turística arrancará, segundo disseram fontes do Instituto de Comércio Externo de Portugal (ICEP) em declarações à agência «EFE», na próxima semana em Madrid, por ocasião da feira de turismo FITUR. E, como a Espanha é a porta de entrada para perto de seis milhões de visitantes todos os anos, o país vizinho é uma prioridade neste plano, aumentando em 15% o investimento na captação de turistas do outro lado da fronteira.
A estratégia passa por promover também um conhecimento mais aprofundado de Portugal, como marca, das suas sete regiões e especialmente de três destinos concretos: Fátima, Costa do Estoril e Vilamoura. No caso de Fátima, a opção deve-se ao aumento registado no chamado «turismo religioso», do qual os espanhóis lideram.
Este orçamento para a promoção turística do País combina o esforço das sete agências regionais de turismo e das agências de âmbito nacional, representadas no Instituto de Turismo de Portugal (ITP), e prevê ainda a colaboração dos sectores público e privado.
Durante o ano de 2006, Portugal vai desenrolar uma forte campanha publicitária em Espanha, nas principais televisões regionais e uma aposta nas novas tecnologias.
O plano prevê, também, investir durante o decorrer do ano nas grandes cidades, nas regiões mais próximas de Portugal e aproximar-se dos consumidores através dos operadores e agentes turísticos, companhias aéreas, com as quais se pretende estabelecer acordos concretos.
As fontes consultadas explicaram que a promoção portuguesa dará especial enfoque na promoção perante os espanhóis durante os festivais de música, eventos culturais e desportivos que se desenrolem em Portugal, durante o ano, como por exemplo no segundo Festival do rock in Rio, o Festival de Paredes de Coura, ilha do Ermal ou o Sudoeste.
Lisboa arrecadará cerca de 32% do investimento promocional, cerca de 2,4 milhões de euros, seguida da marca Portugal e do Alentejo, cada um com 1,7 milhões de euros.
Por ordem decrescente, os investimentos multiplicam-se pelo Algarve (10,3%), Porto e norte de Portugal (8,4%), Madeira (6,8%), as Beiras (4,2%) e Açores (2,5%).
Segundo as estatísticas do ICEP, os turistas espanholas registaram o maior desempenho no mercado turístico português em 2004, com 5,6 milhões de visitas e o terceiro em número de dormidas, com 2,3 milhões, que geraram receitas na ordem dos 9,5 mil milhões.
Portugal aplica mais de 7 milhões para captar turistas espanhóis
- Redação
- SAS e PGM
- 23 jan 2006, 18:01
O Governo português vai investir, em 2006, 37 milhões de euros na promoção do turismo em Portugal. Este é o valor mais alto de sempre e cerca de um quinto, ou seja, pouco mais de sete milhões, serão aplicados na vizinha Espanha.
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