Portugal aplica mais de 7 milhões para captar turistas espanhóis - TVI

Portugal aplica mais de 7 milhões para captar turistas espanhóis

Turismo Madeira

O Governo português vai investir, em 2006, 37 milhões de euros na promoção do turismo em Portugal. Este é o valor mais alto de sempre e cerca de um quinto, ou seja, pouco mais de sete milhões, serão aplicados na vizinha Espanha.

Este plano de promoção turística arrancará, segundo disseram fontes do Instituto de Comércio Externo de Portugal (ICEP) em declarações à agência «EFE», na próxima semana em Madrid, por ocasião da feira de turismo FITUR. E, como a Espanha é a porta de entrada para perto de seis milhões de visitantes todos os anos, o país vizinho é uma prioridade neste plano, aumentando em 15% o investimento na captação de turistas do outro lado da fronteira.

A estratégia passa por promover também um conhecimento mais aprofundado de Portugal, como marca, das suas sete regiões e especialmente de três destinos concretos: Fátima, Costa do Estoril e Vilamoura. No caso de Fátima, a opção deve-se ao aumento registado no chamado «turismo religioso», do qual os espanhóis lideram.

Este orçamento para a promoção turística do País combina o esforço das sete agências regionais de turismo e das agências de âmbito nacional, representadas no Instituto de Turismo de Portugal (ITP), e prevê ainda a colaboração dos sectores público e privado.

Durante o ano de 2006, Portugal vai desenrolar uma forte campanha publicitária em Espanha, nas principais televisões regionais e uma aposta nas novas tecnologias.

O plano prevê, também, investir durante o decorrer do ano nas grandes cidades, nas regiões mais próximas de Portugal e aproximar-se dos consumidores através dos operadores e agentes turísticos, companhias aéreas, com as quais se pretende estabelecer acordos concretos.

As fontes consultadas explicaram que a promoção portuguesa dará especial enfoque na promoção perante os espanhóis durante os festivais de música, eventos culturais e desportivos que se desenrolem em Portugal, durante o ano, como por exemplo no segundo Festival do rock in Rio, o Festival de Paredes de Coura, ilha do Ermal ou o Sudoeste.

Lisboa arrecadará cerca de 32% do investimento promocional, cerca de 2,4 milhões de euros, seguida da marca Portugal e do Alentejo, cada um com 1,7 milhões de euros.

Por ordem decrescente, os investimentos multiplicam-se pelo Algarve (10,3%), Porto e norte de Portugal (8,4%), Madeira (6,8%), as Beiras (4,2%) e Açores (2,5%).

Segundo as estatísticas do ICEP, os turistas espanholas registaram o maior desempenho no mercado turístico português em 2004, com 5,6 milhões de visitas e o terceiro em número de dormidas, com 2,3 milhões, que geraram receitas na ordem dos 9,5 mil milhões.
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