UE aprova plano de 200 mil milhões para estimular economia - TVI

UE aprova plano de 200 mil milhões para estimular economia

União Europeia (Federico Gambarini/EPA/Lusa)

Dinheiro começará a ser injectado em breve

Os líderes dos países da União Europeia já aprovaram o pacote de 200 mil milhões de euros destinado a estimular a economia europeia, que já se encontra em recessão técnica. O valor dos apoios representa cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) dos 27.

Com o OK do Conselho Europeu, Bruxelas pode começar a injectar de imediato o dinheiro na economia. Aliás, o documento aprovado refere que as medidas de apoio à procura devem ter efeitos imediatos, ser temporários e centrar-se nos sectores mais afectados pela crise, como a construção e o automóvel.

A grande maioria do valor, cerca de 170 mil milhões de euros, será retirada dos cofres públicos dos vários Estados-membros, sendo que apenas 30 mil milhões caberão às entidades comunitárias e ao Banco Europeu de Investimento (BEI).

Os 27 reiteraram ainda o pedido de flexibilização dos limites impostos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), em termos de défice orçamental, de forma a ganharem folga para tomar medidas contra a crise, mas a Comissão preferiu sublinhar a importância de manter finanças públicas sustentáveis, pedindo aos Governos que se esforcem por regressar rapidamente a situações de equilíbrio.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE