BCE mantém taxa de juro em 1% - TVI

BCE mantém taxa de juro em 1%

BCE

Mais um ano de taxa em mínimos

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira a taxa de juro de referência da Zona Euro estável em 1%, o valor mais baixo de sempre.

A decisão era já esperada pelos analistas, que não acreditam numa subida dos juros antes de meados de 2010. Ou seja, espera-se mais um ano de juros baixos.

O BCE manteve a taxa numa altura em que a economia europeia começa a dar sinais de estabilização, assim como a norte-americana e a asiática. A confiança e os índices de produção estão a recuperar, o que dispensa uma nova descida da taxa.

Para além disso, o BCE tem ultrapassado as dificuldades do mercado de crédito, injectando valores recorde de financiamento na banca. O objectivo é reactivar o mercado do crédito, permitindo a empresas e pessoas financiarem-se, o que é essencial para que invistam e consumam, e para que a economia recupere.

Para além disso, estão para já afastadas as pressões inflacionistas, com a taxa homóloga de inflação europeia em terreno negativo e a registar valores mínimos.

As atenções dos analistas e investidores centram-se agora nas declarações do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na habitual conferência de imprensa que se segue à reunião do Conselho de Governadores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados